ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O QUE PENSAM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM EXERCÍCIO?

Autores

  • Fabiane Fabri Univeridade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.1277

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Professores dos anos iniciais. Alfabetização Científica e Tecnológica. Formação continuada.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam no 4º e 5º ano de ensino da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa- Paraná em relação ao ensino de ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados demonstraram que a grande maioria dos professores 60%, possui formação em Pedagogia, o tempo de magistério, a maioria 38% tem entre 11 e 20 anos. No que diz respeito a sua jornada de trabalho 63% tem 40 horas semanais na rede. Em relação a formação inicial 49% colocou como insuficiente. Foi possível perceber que os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino, um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências, seja por falta de oportunidade e/ou desconhecimento. Também afirmaram que a prioridade é dada para o ensino na área de português e matemática e que o ensino de ciências e de outras áreas ficam em segundo plano. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar nesse termo e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Também em relação à Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) a grande maioria 70% desconhece o que vem a ser, possuindo uma visão equivocada em relação à ACT, associando-a com o uso de um recurso tecnológico (vídeo, computador entre outros), ao fato de alfabetizar seus alunos na leitura e escrita oferecendo jogos por meio de recursos tecnológicos. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma FC na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – Pr, a qual é foco da pesquisa para a tese de doutorado do PPGECT (Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa na forma de pesquisa-ação, a qual se encontra em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fabri, Univeridade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Campus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa

Referências

Ducatti-Silva (2005)

Cunha et al. (2010)

Fabri, Silveira e Niezer (2014)

Vale (2009)

Oliveira e Gonzaga (2012)

Unesco (2005)

Silva e Bastos (2012)

Bizzo (2008)

Delizoicov e Lorenzetti (2001)

Garcia, Lópes e Cerezo (1996)

Cerezo (1998)

Imbernón (2010)

Fleuri (2015)

Lessard e Tardif (1996; 2000)

Fernandes e Cunha (2012)

Pimenta e Lima (2006)

Schroeder, Veit e Barroso (2011)

Maués (2003)

Downloads

Publicado

12-01-2021

Edição

Seção

Artigos