Literatura infantil e textos informativos: conhecer e prevenir o COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3431

Palavras-chave:

Literatura Infantil. COVID-19. Ciências.

Resumo

O relato de experiência escrito durante a pandemia reflete sobre ensinar e aprender em espaços não institucionais, nos lares e na convivência virtuais uns com os outros em 2020. Foca sua análise em 8 (oito) livros infantis que abordam a questão do coronavírus, sua forma de contágio e prevenção. Por meio dele, percebi que mesmo em casa, lendo livros e acessando outros materiais sobre conteúdos que são abordados na escola como a higiene, prevenção de doenças, vacinas, estamos sempre aprendendo. Embora não estejamos frequentando um espaço institucionalizado como a escola. Quanto aos 8 (oito) livros analisados, eles me proporcionaram refletir sobre o conhecimento científico que é construído em um contexto social e cultural, como resultado da construção humana. Ele é parte integrante da cultura, por isso, ele está presente em diversos setores, como na literatura infantil, artes, textos informativos. Por fim, enalteço o papel exercido pela leitura e destaco que a aprendizagem é contínua e ocorre em diferentes espaços, ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Didática e Estágio Supervisionado e professora do programa de pós-graduação em Educação: processos formativos e desiguladades sociais.

Referências

BAPTISTA, Mônica Correia. (ORG). Carta às meninas e aos meninos. Em tempos de COVID-19. Fórum Mineiro de Educação Infantil. Março de 2020.

CAMPOS, Daniel Cavalcanti. O vírus malvadão e as crianças poderosas. Aveiro, Portugal. Março, 2020.

DELLAGIUSTINA, Ana Paula Garcia; BROERING, Camila Volpato. A máscara dos sentimentos. Abril 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LAVE, Jean. A prática da aprendizagem. IN: ILLERIS, Knud (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.235-245.

LEITE, Pedro. Sofia e OTTO: Somos Heróis. Os cuidados para o coronavírus ir embora. Editora: PGL. Acesso em: 04 04 20. Disponível em: www.sofiaotto.com.br

MASSARANI, Luisa (ed.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil / Editado por Luisa Massarani. – Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.

MOLINA, Maunela. Meu nome é Coronavírus. Mindheart International public License. 2020. Acesso em: 04 04 2020. Disponível em: www.mindheart. Co/descargables Acesso em: 5 abr 2020.

NOGUEIRA, Roberta M.; DONOFRIO, Fabiana C.; PIRES, Evaldo M.; BRONZONI, Roberta V. M.; SOCREPPA, Leticiane M. Coronavírus. Cuiabá: Fundação UNISELVA, 2020. Série Pequenos Cientistas: Mundo Invisível – MT Ciências.

PATUCK, Helen. Meu Herói és Tu: como as crianças podem combater o COVID-19. IASC, 2020.

PEREIRA, Claudia; BALÇA, Angela. Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise., Londrina, v.3, n.1, p. 113-132, JAN./JUN. 2018.

ROSA, Daniela da. A infância contemporânea e seus heróis. UFAL. ANAIS do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Maceió, AL, 2009.p. 1-7.

SATO, Michèle; SANTOS, Déborah M; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: Simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-SUR, UNIRIO, 2020 Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.

TOROK, Simon. Falar de ciências para crianças: algumas dicas. IN: MASSARANI, Luisa (ed). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. p.50 – 55.

VENTURA, Fabiana Cristina; CHALUH, Laura Noemi. Crianças e literatura: múltiplos encantos. Ensino em Re-Vista. Uberlândia, MG. V.25, n.2, p.486-505, maio/ag.2018.

WENGER, Etienne. Uma teoria social da aprendizagem. IN: IN: ILLERIS, Knud (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.246-257.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Artigos