VIVÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Renata Martins da Silva Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ http://orcid.org/0000-0002-9710-0272
  • Flávia de Souza Selvati Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Karina de Souza Ramos Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Lohany Gomes Ferreira Teixeira Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Mariana Vieira da Conceição Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458

Palavras-chave:

Ensino superior, Tecnologia educacional, Educação em enfermagem, COVID-19.

Resumo

Este estudo tem como objetivo levantar e discutir as facilidades e dificuldades apontadas por estudantes de um Centro Universitário frente as mudanças do modo de ensino aprendizagem em sua formação acadêmica, durante o isolamento social proposto pela pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo desenvolvido com 159 estudantes da área de saúde. 52% dos estudantes somente estudam e 88% possuem computador em casa. Os pontos positivos em relação ao ensino remoto foram flexibilidade de horário para estudar (66%), seguida da autonomia no processo de aprendizado (34,6%) e informatização das atividades (30%). O ponto negativo mais apontado pelos estudantes foi excesso de atividades acadêmicas (71%). Os demais pontos negativos foram as interferências externas (55,3%); conexão à internet (48,4%); ter de atender aos prazos de entrega das atividades (42,7%); difícil adaptação às tecnologias (16,9%); ambiente inadequado para os estudos (28,9%); e outros foi considerado por (11,3%) participantes. Conclui-se que os estudantes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar tantos pontos positivos, como negativos deste novo processo. Torna-se necessário investir em estratégias para minimizar os pontos negativos modificáveis, e propiciar experiências assertivas para os estudantes em formação.

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Biografia do Autor

Renata Martins da Silva Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Docente do Curso de Enfermagem do UniFOA/UERJ. Doutora em Ciências (UNIRIO).

Flávia de Souza Selvati, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Karina de Souza Ramos, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Lohany Gomes Ferreira Teixeira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Mariana Vieira da Conceição, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

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Publicado

21-12-2020