Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-3138-2406
  • Bruna Angela Branchi Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464

Palavras-chave:

Ensino remoto. Plataformas Digitais. Ensino Superior. Covid-19.

Resumo

O ensino superior remoto emergencial é um tipo de ensino mediado pela tecnologia de tal forma que as peculiaridades das aulas presenciais sejam realizadas por meio de tecnologias e plataformas digitais. Como experiência inovadora de ensino, diferente das atividades conhecidas como Ensino a Distância, merece ser aprofundada. O relato de experiência, objeto deste artigo, busca descrever o uso de plataformas digitais no ensino remoto em uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em cursos administrados com metodologia tradicional e com metodologias ativas, durante a pandemia Covid-19. Em um cenário como o apresentado pela pandemia Covid-19 evidencia-se a importância da convergência entre ensino tradicional e remoto, como meio de superar obstáculos na trajetória do uso de tecnologias na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharelado em Matemática, Unesp-Rio Claro-SP (1981)

Tecnóloga em Saneamento, Unicamp-Limeira-SP (1980)

Mestre em Matemática Aplicada, Unicamp-Campinas-SP (1986)

Doutorado em Educação Matemática, Unesp-Rio Claro-SP (2003)

Professora Pesquisadora e Membro do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Sustentabilidade - PUC-Campinas

Bruna Angela Branchi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação em Economia e Commercio - Università Degli Studi Bergamo (1989)

Mestrado em Economics - University of Wisconsin - Madison (1992)

Doutorado em Economia Politica - Università Degli Studi Di Pavia (1999)

Professora Pesquisadora e Membro do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Sustentabilidade - PUC-Campinas


Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação em Administração - PUC-Campinas

Mestre em Ciência da Informação - PUC-Campinas

Doutorado em Ciência da Informação - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP)

Professora Pesquisadora e Membro do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Sustentabilidade - PUC-Campinas

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Publicado

21-12-2020