Ensino e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista

concepções de uma mãe em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3495

Palavras-chave:

Ensino remoto, Transtorno do Espectro Autista, Ensino e aprendizagem, Pandemia-Covid-19.

Resumo

Muitas transformações ocorreram no sistema de ensino, em função do isolamento causado pelo novo Coronavírus. Uma delas foi a implantação do ensino remoto, alterou os contextos escolares presenciais para contextos virtuais. Com isso, muitas inquietações surgiram quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos, especificamente daqueles com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo descrever a concepção de uma mãe sobre o ensino e a aprendizagem de uma criança com TEA, em tempos de pandemia. Utilizou-se da abordagem de pesquisa qualitativa com natureza descritiva. A estratégia proposta foi o Estudo de Caso. Fez-se uso de entrevista semiestruturada por meio de um aplicativo de WhatsApp. Os dados foram analisados a partir da teoria Histórico-Cultural. Os resultados revelam que com a implantação do ensino remoto, aumentam-se as disparidades em relação ao ensino e à aprendizagem, a apresentar: a) ausência na interação e mediação entre o professor de ensino regular e o aluno; b) carências nas intervenções pedagógicas; c) exclusão escolar virtual; d) necessidade de formação docente continuada na área da Educação Inclusiva; e) regressão no desenvolvimento social, cognitivo e de linguagem do aluno com TEA. Apesar de a professora de Sala de Recursos Multifuncionais conceder apoio, é visto que sua intervenção pedagógica não substitui a responsabilidade de ensino da professora de ensino regular, bem como, de toda a equipe diretiva e pedagógica da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane de Fátima Alvaristo, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC. Associação de Pais e Amigos dos deficientes visuais - APADEVI. Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduada em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela Faculdade Guairacá. Atua nas áreas de Educação Especial e Educação Inclusiva.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização e Formação de professores.

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Associação de Pais e Amigos dos deficientes visuais - APADEVI. Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017).Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Saúde; Estratégias Interdisciplinares em Inovação e Promoção da Saúde. Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, atuando nos cursos de Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente da Asociação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais - APADEVI, Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Educação e Tecnologias, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia. Interesses de Pesquisas científicas nas áreas de: Comunicação e Educação, Pesquisa em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-TIC, Informática e Educação, Educação a Distância-EAD, Tecnologias Digitais, Tecnologias e Inclusão; Educação, Tecnologia e Direito. Atua também como docente no Programa de Pos-Graduacão em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR.

Referências

ALMEIDA, M, A. A criança com deficiência e a aceitação da família. Trabalho apresentado na modalidade oral no XXº Encontro estadual da NARC (National Association for Retardet Citzens). Nashville, Tennesse (USA), 2001.

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th. ed. Washington: American Psychiatric Association, 2014.

BRASIL. Lei nº 12.764. de 27 de dezembro de 2012Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-%202014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 27 jun. 2020.

______. Lei n. 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legisl acoes&catid=70:legislações>. Acesso em: 15 mar. 2020

______. Manual de Orientação: Programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192>. Acesso em 10 jul. 2020.

______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 5 mai. 2020.

______. Saberes e Práticas da Inclusão. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP. 2003. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000428.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2020.

CABRAL, C; MARIN, A. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista, n.33, p. 1-30. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e142079.pdf>. Acesso em 27 jun. 2020.

CAMPOS. P. C. C; SILVA, P. C. F; CIASCA, M. S. Expectativa de profissionais da saúde e de psicopedagogos sobre aprendizagem e inclusão escolar de indivíduos com transtorno do espectro autista. Rev. Psicopedagogia, n. 35, p. 3-13. 2018. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862018000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 jun. 2020.

COLA, D. S. C. et al. Hipersensibilidade sensório-perceptual que acomete autistas descritiva na literatura e observada no centro de atendimento clínico de Itaperuna (CACI): um estudo de comparativo. Reinpec, n.2, v.3, p. 74-84. 2017. Disponível em: <http://www.reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/160>. Acesso em: 09 jun. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERHARDT, E. T; SILVEIRA, T. D. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, C. A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LUZ, S. H. M; GOMES, A. C; LIRA, A. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista: desafios à prática docente. Educación, v. XXVI, n° 50, p. 123-142, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.pe/pdf/educ/v26n50/a07v26n50.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.

IRVIN, D. W; BOYD, B. A; ODOM, S. L. Child and setting characteristics affecting the adult talk directed at preschoolers with autismo spectrum disorder in the incluive classroom, Journals sagepub p. 223-234. 2015. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1362361313517398>. Acesso em 20 mai. 2020.

LEMOS, D. M. L. E; NUNES, L. L; SALOMÃO, R. M. N. Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.1, p. 69-84, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 12 jun. 2020.

MATOS, N. S; MENDES, G. E. Demandas de Professores Decorrentes da Inclusão Escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 1, p. 9-22. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382015000100009&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 12 mai. 2020.

PARANÁ. Resolução Seed nº 1.016. Regime especial - aulas não presenciais. Diário Oficial nº. 10663. 2020. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/resolucao_1016_060420.pdf>. Acesso em 25 mai. 2020.

PAULA, C. S. et al. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia. In: C. BOSA; M. TEIXEIRA (Org) Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. São Paulo, p. 7-28, 2017.

RODRÍGUEZ, I. R; SALDAÑA, D; MORENO, J. F. Support, inclusion, and special education teachers’ attitudes toward the education of students with autism spectrum disorders. Autism Research and Treatment. Autism Research and Treatment, Birmingham n. 8, p. 1-8, 2012. <http://downloads.hindawi.com/journals/aurt/2012/259468.pdf>. Acesso em 11 jun. 2020.

SCHMIDT et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: Teoria e Prática, 18(1), 222-235. 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-36872016000100017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jul. 2020.

SOUZA, R. T. C; MENDES, G. E. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 23, n. 2, p. 279-292, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382017000200279&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 10 jun. 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.

________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.

________. Pensamiento y lenguaje. Obras escogidas – II. Madrid: A. Machados Libros. 2001a.

________. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras escogidas – Tomo III. Madrid: Visor, 1998

VYGOTSKY, L. S; LURIA, R. A. El instrumento y el signo en el desarollo del niño. Madrid: Fundación infancia y aprendizaje. 2007.

Downloads

Publicado

11-03-2024

Edição

Seção

Artigos