JOGO ECOJUSTIÇA: ENSINANDO JUSTIÇA AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3950

Resumo

Os conflitos ecológicos distributivos são objeto da justiça ambiental.  É possível tornar essa questão conteúdo de ensino sob enfoque interdisciplinar? Tomadas na perspectiva da formação de estudantes do Ensino Superior das áreas jurídica e biológica, essas questões motivaram investigar como a gamificação pode ser considerada uma estratégia para a otimização do ensino com vistas à análise de problemas ambientais vivenciados na sociedade. Assim, desenvolveu-se a pesquisa que tem como objeto o jogo ECOJUSTIÇA, com conteúdo e objetivos que subsidiam um Quiz Game em plataforma digital, onde os jogadores devem responder questões de múltipla escolha sobre temáticas socioambientais interdisciplinares, que se utilizam de conhecimentos jurídicos de ramos do Direito Brasileiro.  Os resultados obtidos com a aplicação do jogo demonstraram sua eficácia como recurso capaz de produzir conhecimento, despertar reflexão crítica e desenvolver competências atitudinais junto a amostra de discentes participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Santos Lustosa, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente do UniFOA.

Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UCAM - Universidade Cândido Mendes

Pós-graduada em Direito em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UCAM - Universidade Cândido Mendes

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Servidora Pública Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região no cargo de Oficial de Justiça Avaliador (desde 2009).

Foi Procuradora do Município de Barra Mansa pelo período de cinco anos (2004 a 2009).

Foi Professora da Faculdade de Direito do UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Foi Professora da Faculdade de Direito do UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase

Adilson Pereira, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Doutorado em filosofia - área de Ética - UGF/RJ, Mestrado em filosofia, área de Ética, Especialista em História da Filosofia UGF/RJ, Licenciatura em Filosofia - UNIFAI /SP. MBA em RH e Marketing - UGF, Docente Ensino Superior da FAETEC/RJ - atuando no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA. Experiência como Docente do Ensino Superior na área de Saúde (Graduação em Medicina, Enfermagem e Educação Física), na área jurídica (graduaçõ em Direito), além da experiência docente em Cursos de Pós-Graduação da Área de Saúde, Jurídica, Gestão e Educação. Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC na qualidade de Avaliador Institucional e Avaliador dos Cursos.

Downloads

Publicado

11-08-2022

Edição

Seção

Artigos