A música como ferramenta de socialização e promoção da alfabetização científica

uma experiência com adolescentes privadas de liberdade

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar sobre uma atividade que fez uso da paródia como recurso didático, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a promoção da Alfabetização Científica (AC) em adolescentes privados de liberdade. O estudo, trata-se de um relato de experiência realizado em um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM, com cinco meninas em situação de privação de liberdade. O relato possui abordagem qualitativa e descritiva, e fez uso da música como ferramenta metodológica lúdica para a promoção da AC e divulgação dos ODS descritos pela Agenda 2030. Foram produzidas três paródias, das quais, uma delas apresenta uma espécie de resumo de todos os ODS, e as outras duas trabalham os ODS vinculados com a dimensão ambiental. Logo, foram abordados conceitos, como: preservação, conservação e sustentabilidade. Foi possível, ainda, identificar a presença dos indicadores de AC: seriação das informações, organização das informações, classificação das informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação. Com isso, verifica-se a possibilidade de criar condições diversas para que se possa promover a AC em ambientes de socioeducação, estimulando a análise de um problema e à reflexão crítica dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN); Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional; Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Manaus/Universidade Luterana do Brasil. 

Natanael, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Ensino de Biologia (UFPA); Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE). 

Natanael, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Graduação em Ciências Biológicas (UFRN); Especialização em Microbiologia (UFRN); Mestrado em Bioecologia Aquática (UFRN); Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Downloads

Publicado

11-03-2024

Edição

Seção

Artigos