Trilhas Interpretativas no contexto do Ensino e Educação Ambiental

um panorama da produção bibliográfica nacional

Autores

  • Ana Paula Cavalcante de Paiva Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, Campus Fiocruz Mata Atlântica.
  • Eliane Portes Vargas Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4715

Resumo

Este artigo, como requisito ao doutorado em Ensino em Biociências e Saúde do Programa de Pós Graduação / Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ, busca compreender as possíveis contribuições das análise sobre trilhas interpretativas utilizadas como recurso educativo no contexto do ensino e da Educação Ambiental (EA). A atividade que inspirou essa pesquisa denomina-se Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica realizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA)/Jacarepaguá/RJ – ligado à presidência da Fiocruz cujo território se sobrepõe, em algumas partes, ao Parque Estadual da Pedra Branca. O desenvolvimento da trilha, neste contexto, fundamenta-se na descrição de Tilden, (2007) que a considera uma atividade educativa com intenção de revelar significados e relações por meio de objetos originais, experiências e ilustrações, no lugar de apenas comunicar informações factuais. Este trabalho resulta de revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre os tipos de estudos realizados no campo da educação ambiental com o apoio da literatura sobre o tema. As teses e dissertações oriundas do BDTD foram analisadas e caracterizadas de modo a oferecerem elementos  para compreender como a trilha interpretativa, um tipo de atividade educativa externa à sala de aula, tem sido contemplada nas pesquisas realizadas. É neste sentido que o presente trabalho almeja contribuir para a pesquisa em ensino de ciências sobre o tema.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cavalcante de Paiva, Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, Campus Fiocruz Mata Atlântica.

Bióloga de formação, atuou em BioManguinhos implantando as Boas Práticas de Fabricação. Desde 2004 se insere em projetos de Educação Não Formal com público de adultos, jovens e crianças visando o diálogo e a reflexão para promoção da saúde e da qualidade de vida. Atualmente faz mestrado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz onde procura avaliar os usos de um material educativo desenvolvido sob o prisma das tecnologias sociais.

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Publicado

02-10-2024

Edição

Seção

Artigos