Trilhas Interpretativas no contexto do Ensino e Educação Ambiental
um panorama da produção bibliográfica nacional
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4715Resumo
Este artigo, como requisito ao doutorado em Ensino em Biociências e Saúde do Programa de Pós Graduação / Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ, busca compreender as possíveis contribuições das análise sobre trilhas interpretativas utilizadas como recurso educativo no contexto do ensino e da Educação Ambiental (EA). A atividade que inspirou essa pesquisa denomina-se Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica realizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA)/Jacarepaguá/RJ – ligado à presidência da Fiocruz cujo território se sobrepõe, em algumas partes, ao Parque Estadual da Pedra Branca. O desenvolvimento da trilha, neste contexto, fundamenta-se na descrição de Tilden, (2007) que a considera uma atividade educativa com intenção de revelar significados e relações por meio de objetos originais, experiências e ilustrações, no lugar de apenas comunicar informações factuais. Este trabalho resulta de revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre os tipos de estudos realizados no campo da educação ambiental com o apoio da literatura sobre o tema. As teses e dissertações oriundas do BDTD foram analisadas e caracterizadas de modo a oferecerem elementos para compreender como a trilha interpretativa, um tipo de atividade educativa externa à sala de aula, tem sido contemplada nas pesquisas realizadas. É neste sentido que o presente trabalho almeja contribuir para a pesquisa em ensino de ciências sobre o tema.