Escores de qualidade de vida em estudantes e servidores universitários ativos e sedentários

impactos do retorno presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5006

Resumo

A presente pesquisa investigou-se a qualidade de vida (QV) de estudantes e servidores universitários, após o retorno presencial e sua relação com o nível de atividade física (NAF). Trata-se de uma pesquisa observacional, com recorte longitudinal. Participaram 93 sujeitos, sendo 60 estudantes e 33 servidores. Utilizou-se o SF-36 para obter escores de QV e um questionário com perguntas sobre o Nível de Atividade Física (NAF). Como resultados verificamos que: o grupo que reúne todos os participantes teve médias maiores no NAF e nos domínios QV, com diferença para limitações por aspectos físicos, mostrando que a condição física encontra-se positivamente relacionada à condição mental e ao bem-estar. Na análise intragrupo daqueles que não alteraram seu NAF, os domínios da QV não mudaram, expondo que o NAF pode não ter um impacto significativo nos domínios da QV para esse grupo específico. Porém, na comparação entre ativos e inativos, quase todos os domínios desse grupo foram diferentes. Já o grupo que mudou de inativo para ativo aumentou os escores de capacidade funcional, limitações físicas e estado geral de saúde, indicando que a mudança de um estilo de vida inativo para um estilo de vida ativo teve impacto positivo na QV do grupo. Por fim, comparando os deltas, o aumento do NAF teve diferença nos domínios: capacidade funcional e estado geral de saúde. Tais evidências sugerem que a adoção de um estilo de vida ativa tem um impacto positivo na percepção desses domínios da QV.

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Biografia do Autor

Giovanna Eduarda da Silva, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia, atualmente destaco-me como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Participei ativamente de dois ciclos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), consolidando pesquisas sobre "Escores de qualidade de vida em estudantes e servidores universitários ativos e sedentários", obtendo menção honrosa no último ciclo do PIBIC. Como parte do meu comprometimento acadêmico, sou integrante voluntária do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC), no qual atuo no Projeto Idade Ativa Zona Norte, e ativa no grupo de estudos em Educação Física e Saúde (GEPEFS), além de integrar o projeto de pesquisa: "Educação Física Escolar: perspectivas e práticas, onde contribuo para a ampliação do conhecimento e discussões no campo. No qual se discute temas relacionados à qualidade de vida, neurociência, composição corporal completa, gerontologia e pedagogia todos voltados para a Educação Física e com suas respectivas atividades de extensão.

Marta Carolina Morais , Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia

Discente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde 2020.Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e saúde (GEPEFS) do DEF/UNIR. Integrante de Programa de Residência Pedagógica no curso de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia. 

Tatiane Gomes Teixeira, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde 2015. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e saúde (GEPEFS) do DEF/UNIR. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Respostas agudas e crônicas do exercício físico em adultos e idosos. Coordenadora do Programa de Extensão DEF em Ação. Coordenadora do Projeto de Extensão Idade Ativa. Docente colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (UNIR - Mestrado em Rede). Doutora em Educação Física {Universidade Católica de Brasília (UCB/DF - 2014)}. Mestre em Gerontologia {Pontifícia Universidade Católica São Paulo (PUC/SP - 2010)}. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento resistido (Instituto Biodelta/Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2009). Bacharel em Educação Física (ILES/ULBRA - 2007)

Silvia Teixeira De Pinho, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE-USP, com o tema "A aprendizagem da tomada de decisão do passe no futsal com base na percepção da coordenação interpessoal". Mestre em Educação Física com o tema: "Métodos de Ensino na Educação Física" , Especialista em Pesquisa em Educação Física e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF-UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em escola atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, métodos de ensino, prática pedagógica, aprendizagem motora e didática. Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Atua como Chefe do Departamento de Educação Física - DEF/UNIR e membro do NDE. Ministra na Graduação as disciplinas de Didática, Didática Aplicada e Estágio Supervisionado. Ministra na pós-graduação a disciplina de psicologia da aprendi\zagem e educação física. Atua também na orientação de TCC e dissertação de Mestrado do MAPSI, e coordena o projeto de pesquisa: "Educação Física Escolar: perspectivas e práticas" e é membro dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento da Cultura Corporal" e "Educação Física e Saúde". Atua ainda como assistente da Pesquisa no Projeto de Pesquisa Relação entre o padrão de atividade cerebral e o status de memória, atenção concentrada e velocidade de processamento mental de escolares de 7 a 12 anos. Atualmente atua como coordenadora no Projeto de Residência Pedagógica.

Daniel Delani, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2010), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Atualmente é Professor Adjunto III do Núcleo de Saúde da Universidade Federal de Rondônia, onde também atua como Vice-chefe do Departamento de Educação Física. Desde 2021, também atua como Coordenador de Esporte e Lazer da Pro-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e é Membro titular do Conselho Superior Acadêmico (CONSEA), da Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE) e do Conselho Superior Universitário (CONSUN). Já atuou como membro titular da Comissão Executiva da Comissão Própria de Avaliação (CPAv) da UNIR e também como representante docente na Comissão de Monitoria Acadêmica da Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD), além da gestão de Atas de Registro de Preços e contratos, designadas pela Pró-Reitoria de Administração (PRAD). É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Saúde, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, educação física, espaço e saúde. 

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Publicado

02-10-2024

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Artigos