Um jantar de aprendizado

relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma metodologia ativa de ensino

Autores

  • Marília Jacqueline Ferreira de Moura Assistente Social. Mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSacol na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0009-0001-8134-8476
  • Nathália Luiza Cândido de Oliveira Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSacol na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-2752-0300
  • Ubiratan Matias de Queiroga Júnior Nutricionista. Mestrando em Saúde Coletiva pelo PPGSacol na Faculdade de Ciências da Saúde no Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0000-0002-8629-1931
  • Victória Celeste Sena Soares Psicóloga. Mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSacol na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0009-0008-8044-3800
  • Antônio Felipe Azevedo da Silva Graduando em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde no Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0009-0004-3710-9541
  • Rafaela Carolini de Oliveira Távora Doutora em Enfermagem. Docente do programa de Pós graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências da Saúde no Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0000-0003-0644-668X
  • Cecília Nogueira Valença , Doutora em Enfermagem. Docente do programa de Pós graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências da Saúde no Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0000-0003-3998-3983
  • Jane Carla de Souza Doutora em Psicobiologia. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Trairi S/N, Santa Cruz/RN https://orcid.org/0000-0002-8769-4273

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5024

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas propõe ruptura do modelo tradicional e coloca todos os sujeitos como participantes ativos nesse processo. Objetiva-se relatar a experiência da elaboração e implementação de uma metodologia ativa a partir do livro “A elite do atraso: da escravidão à Bolsonaro” de Jessé Souza.  A proposta foi planejada para apresentar a discussão dessa obra, no formato de seminário aplicado por estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, a partir de um jantar temático denominado o “Menu Elitista”. As etapas de discussão da obra seguiram os itens geralmente apresentados em um jantar: entrada, prato principal, guarnição e sobremesa. Os participantes foram organizados em subgrupos para apresentar e discutir os temas, incentivando uma participação ativa de todos os envolvidos. O “Menu Elitista” formado pelos pratos: “Bruschetta à la Senzala”; “Filé Mignon ao molho classé medié com ervas ralé brasileira”; “Massa a la manobra” e “Petit Gadô”, com nomes alusivos aos temas centrais de cada parte da obra promoveu envolvimento, discussões e aprofundamento das compreensões, auxiliando no processo de aprendizagem dos participantes de forma lúdica, criativa e inovadora.  Além disso, ressalta-se que esta metodologia demonstra viabilidade e potencial de reprodução em outros cenários e coaduna com a proposta de envolvimento dos discentes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-10-2024

Edição

Seção

Artigos