Um jantar de aprendizado
relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma metodologia ativa de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5024Resumo
O processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas propõe ruptura do modelo tradicional e coloca todos os sujeitos como participantes ativos nesse processo. Objetiva-se relatar a experiência da elaboração e implementação de uma metodologia ativa a partir do livro “A elite do atraso: da escravidão à Bolsonaro” de Jessé Souza. A proposta foi planejada para apresentar a discussão dessa obra, no formato de seminário aplicado por estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, a partir de um jantar temático denominado o “Menu Elitista”. As etapas de discussão da obra seguiram os itens geralmente apresentados em um jantar: entrada, prato principal, guarnição e sobremesa. Os participantes foram organizados em subgrupos para apresentar e discutir os temas, incentivando uma participação ativa de todos os envolvidos. O “Menu Elitista” formado pelos pratos: “Bruschetta à la Senzala”; “Filé Mignon ao molho classé medié com ervas ralé brasileira”; “Massa a la manobra” e “Petit Gadô”, com nomes alusivos aos temas centrais de cada parte da obra promoveu envolvimento, discussões e aprofundamento das compreensões, auxiliando no processo de aprendizagem dos participantes de forma lúdica, criativa e inovadora. Além disso, ressalta-se que esta metodologia demonstra viabilidade e potencial de reprodução em outros cenários e coaduna com a proposta de envolvimento dos discentes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem.