Modelo didático de embrião do Zebrafish (Danio rerio)

uma proposta para introdução ao ensino de Medicina Translacional

Autores

  • Emilly Vitoria Leonardo da Silva
  • Pabyton Gonçalves Cadena
  • Marilia Ribeiro Sales Cadena UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5071

Resumo

Os modelos didáticos são ferramentas facilitadoras do ensino-aprendizagem, pois representam o real de forma interativa, proporcionando ao discente o contato prático com o que foi estudado, em especial, quando exploram dimensões podem promover a inclusão de alunos com deficiência visual e favorecer uma educação abrangente e integrada. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de modelo didático de embrião de Danio rerio com idade de 24 horas pós fertilização em 3D como ferramenta de ensino inclusivo atendendo alunos normovisuais e com deficiência visual. O modelo didático foi desenhado em 3D de acordo com a literatura especializada, fatiado e impresso em impressora 3D. Após, foi validado por juízes, obtendo resultados satisfatórios a respeito dos objetivos do produto de ensino, estrutura, apresentação, relevância científica e educacional em embriologia de D. rerio, inclusão e acessibilidade. Assim, o modelo didático elaborado amplia e auxilia o ensino-aprendizagem de ciências na área da embriologia, uso de animais de laboratório, medicina translacional e contribui para a acessibilidade da educação a alunos com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Edição

Seção

Artigos