Conhecimentos dos educadores do ensino fundamental de escolas públicas sobre primeiros socorros
Resumo
Dentro do ambiente escolar, os funcionários da escola, em especial, os professores, são responsáveis em manter o bem-estar dos alunos e supervisionar suas atividades, sendo eles o primeiro contato diante de um agravo a um aluno. A partir das considerações realizadas, este estudo tem como objetivo compreender o conhecimento de educadores do ensino fundamental de escolas públicas sobre primeiros socorros. Trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, conduzido em oito escolas municipais do ensino fundamental da cidade de Fortaleza-CE. Os participantes responderam um questionário composto por questões sobre a caracterização sociodemográfica e o conhecimento em casos de emergência no âmbito escolar, sendo este respondido por 120 professores do ensino fundamental. Os professores que cursaram a disciplina de primeiros socorros na graduação e/ou realizaram capacitação em primeiros socorros após formação, apresentaram preparo autorreferido significante, sendo p<0,001 com o v de Cramer = 0,406 e p<0,02 e v de cramer = 0,275, respectivamente. Conclui-se que a maioria dos professores não estão preparados teoricamente para as situações consideradas potencialmente fatais. Os professores que apresentaram menor capacidade autorreferida foram os que não realizaram a disciplina de primeiros socorros na graduação ou não foram capacitados em primeiros socorros no ambiente escolar.