Relato de prática com experimentos de baixo custo: Construindo uma educação ambiental crítica na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Sequência Didática, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo

O presente trabalho é um relato de prática de ensino com experimentos de baixo custo sobre o meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta prática faz parte da Oficina Articula voltada para uma educação ambiental crítica no contexto da graduação e pós-graduação. Foi realizada no âmbito de um projeto intitulado “Percepção Ambiental de Alunos da EJA” desenvolvido numa universidade federal pública, pertencente à Rede Articul@ções. A percepção ambiental dos alunos participantes foi contextualizada em seu cotidiano, baseando-se em técnicas de sensibilização e participação socioambiental. Verificou-se que as atividades experimentais influenciaram a compreensão dos alunos sobre meio ambiente nas dimensões: micro (indivíduo, interação dos alunos com as atividades experimentais), meso (escola e entorno, relação dos experimentos apresentados com os problemas socioambientais vividos em seu cotidiano) e macro (global, alunos propuseram soluções para os problemas ambientais abordados relacionadas aos experimentos). Este relato evidenciou a efetividade desta atividade na promoção de uma educação ambiental crítica e de uma EJA emancipatória e democrática no Brasil.

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Biografia do Autor

Michelli, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Giovano, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima).

Eliane, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - campus Diadema - Curso de Ciências - Licenciatura. - Idealizadora da Rede Articul@ções interinstitucional e internacional. Líder do Grupo de pesquisa no CNPq - Rede Articul@ções que articula grupos de pesquisa. Coordenação do polo Unifesp do Articul@ções. - Credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) na Unifesp e coorientadora nos Programas: (i) Pós-graduação de Análise Ambiental Integrada (PPGAAI) na Unifesp, (ii) Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC e (iii) Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - nível Doutorado. - Membro do grupo de pesquisa sobre Narrações Multimodais da UTAD - Membro da Comissão Coordenadora do Encontro Internacional - A voz dos Professores de Ciência Tecnologia em Portugal - Representante do campus Diadema no Conselho gestor do Núcleo de Assistência à Saúde do funcionário/NASF. Membro eleito da Câmara de Extensão da Unifesp-Diadema. FORMAÇÃO: - Doutorada em Educação pela USP (2013) - revalidação do doutorado em Didática e Formação (Ensino da Física) pela Universidade de Aveiro - Portugal - concluído em 2012. Nacionalidades brasileira e portuguesa. Regresso ao Brasil-SP em nov./2012 após 12 anos em Portugal. Percurso acadêmico na Universidade de São Paulo-Brasil (Licenciatura em Física em 1995) e na Universidade de Aveiro-Portugal.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos