Relato de prática com experimentos de baixo custo: Construindo uma educação ambiental crítica na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Sequência Didática, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos (EJA)Resumo
O presente trabalho é um relato de prática de ensino com experimentos de baixo custo sobre o meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta prática faz parte da Oficina Articula voltada para uma educação ambiental crítica no contexto da graduação e pós-graduação. Foi realizada no âmbito de um projeto intitulado “Percepção Ambiental de Alunos da EJA” desenvolvido numa universidade federal pública, pertencente à Rede Articul@ções. A percepção ambiental dos alunos participantes foi contextualizada em seu cotidiano, baseando-se em técnicas de sensibilização e participação socioambiental. Verificou-se que as atividades experimentais influenciaram a compreensão dos alunos sobre meio ambiente nas dimensões: micro (indivíduo, interação dos alunos com as atividades experimentais), meso (escola e entorno, relação dos experimentos apresentados com os problemas socioambientais vividos em seu cotidiano) e macro (global, alunos propuseram soluções para os problemas ambientais abordados relacionadas aos experimentos). Este relato evidenciou a efetividade desta atividade na promoção de uma educação ambiental crítica e de uma EJA emancipatória e democrática no Brasil.
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