Uma Revisão Sistemática de literatura sobre o Júri Simulado no ensino de ciências
Palavras-chave:
RSL, Júri Simulado, Julgamento, Ensino de CiênciasResumo
Esta pesquisa visa investigar a utilização da estratégia júri simulado no ensino de ciências partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O processo de seleção dos artigos seguiu critérios rigorosos, como a escolha de periódicos em língua portuguesa disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, e a utilização de descritores específicos para a busca, como "Júri Simulado" e "Julgamento Simulado" no contexto educacional, além de critérios de exclusão. Foram encontrados 73 artigos sobre a temática, deste 23 foram analisados de forma detalhada. Os resultados da pesquisa evidenciaram a aplicação do júri simulado em diferentes contextos de ensino de ciências, comprovando que essa prática pode despertar habilidades nos estudantes que não eram previamente notadas. Os artigos selecionados para a análise abordam a aplicação do júri simulado em diversas disciplinas científicas, como Física, Biologia e Química, e mostram que essa estratégia pode ser adaptada para diferentes níveis de ensino e temáticas. Os desafios na implementação do júri simulado são reconhecidos, mas os benefícios pedagógicos são destacados, tornando-o uma estratégia valiosa para a educação científica. Conclui-se que a RSL demonstrou que o júri simulado é uma estratégia que pode contribuir para o ensino de ciências, atuando na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para enfrentar desafios do cotidiano.
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