Construindo saberes: aulas que associam conteúdos de genética à estratégias de ensino-aprendizagem

Autores

  • Valéria Vieira Professora do Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA – RJ Pesquisadora colaboradora do Museu da Vida/FIOCRUZ, RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-921

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, processo ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa.

Resumo

Diferentes abordagens metodológicas e estratégias de ensino são fundamentais na evolução do processo ensinoapendizagem. Pensando nestas ferramentas educacionais, relata-se uma experiência promovida no cenário de uma sala de aula, em uma Instituição de Ensino Superior, nos quais, conteúdos de Genética são associados aos educacionais sobre construção de conhecimento. Avaliações formativas, baseadas em conteúdos curriculares, são aplicadas aos graduandos no formato de ferramentas de ensino, como construção de mapas conceituais. O objetivo dessa experiência é promover o aprendizado significativo, contextualizando conceitos científicos, através de diversas práticas metodológicas, às concepções prévias, proporcionando, para esses aprendizes, os primórdios de um letramento científico.

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Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos