Abordagem Interdisciplinar em Educação Ambiental

Autores

  • Fátima Helena da Fonseca Miranda Graduação em História, pós-graduação em História do Brasil, Ecoturismo Interpretação e Educação Ambiental, Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. RJ. Professora de História da Rede Pública do Município de Resende- RJ. Membro do CREAR- Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende, RJ.
  • José Arlindo Miranda Graduação em Administração e Direito, pós-graduação em Sistemas Públicos Municipais, Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, RJ.
  • Rosana Ravaglia Doutorado e Mestrado em Engenharia Metalúrgica PUC/RJ. Professora da Graduação e Mestrado do UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-922

Palavras-chave:

educação ambiental, interdisciplinaridade, educação.

Resumo

Faz parte dos princípios da Educação Ambiental o enfoque do pluralismo de idéias pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinar; posto a complexidade desta temática, o presente artigo apresenta o enfoque de interdisciplinaridade em educação ambiental referido por diferentes autores. São descritos os desafios de se trabalhar a Educação Ambiental na educação formal sob a ótica interdisciplinar em consonância com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99) Reafirma a importância da integração do conhecimento e da ação ambiental no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COIMBRA, Audrey de Souza . Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: integrando seus princípios necessários. Revista. Eletrônica do Mestrado. Educação. Ambiental. ISSN 1517-1256, Volume 14, Janeiro a junho de 2005. Acesso em 22 de maio de 2009.

DIAS. Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8.ed. São Paulo: Gaia, 2003. 551p.

_________ Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Global/Gaia.1994. 137p.

FLICK Maria Esther Pereira CENED - Centro Nacional de Educação Ambiental: Educação Ambiental e formação de professores. Disponível em www.cenedcursos.com.br . Acesso em 25 de junho de 2009.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MATTOS Suzi. A Educação Ambiental na escola: Teoria X Prática sob o ponto de vista interdisciplinar. II Fórum Ambiental da Alta Paulista 25 28 de outubro de 2006. wwwamigosdanatureza.org.br acesso em 20 maio de 2009

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PERROTA, Mari-Pepa. Novos fundamentos para uma didática crítica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001.63p.

SANTOS, José Messias dos : PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999. Acesso em 05 mar. De 2005.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos