Aplicação do Software graphmatica no Ensino de Funções Polinomiais de 1º grau no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Alessandro Marques Calil Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra
  • Janaína Veiga Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática e do Curso de Sistemas de Informação e Matemática da Universidade Severino Sombra (Vassouras – Rio de Janeiro – Brasil)
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (Vassouras – Rio de Janeiro). Docente do Centro Universitário de Volta Redonda (Volta Redonda – Rio de Janeiro). Docente da FAETEC – Instituo Superior de Tecnologia (Paracambi – Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-923

Palavras-chave:

Educação Matemática, Software, Gráficos, Funções Polinomiais de 1º Grau.

Resumo

O artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito da dissertação de Mestrado em Educação Matemática realizada na Universidade Severino Sombra (Vassouras/RJ). Observa-se ainda em algumas escolas o ensino de Matemática descontextualizado, pois os alunos, em sua maioria, não conseguem fazer uma relação entre os conteúdos estudados e sua aplicação no cotidiano e, dessa forma, fazem utilização de outros recursos como a memorização de fórmulas e conceitos que acabam se perdendo com o passar dos tempos. Um exemplo é o observado com o conteúdo de Funções polinomiais do 1º Grau, ministrado no 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse trabalho, buscou-se um paralelo entre o ensino desse conteúdo na forma tradicional e o ensino com o auxílio do software GRAPHMATICA, comparando-se duas turmas da Escola Municipal Dante Jaime Brochado, em Juiz de Fora – MG. Grandes mudanças foram observadas na turma que utilizou o software educacional, tanto na compreensão do conteúdo, comprovado nas avaliações, como na satisfação e maior interesse dos alunos, observados nas respostas aos questionários aplicados durante o processo. A utilização do software GRAPHMATICA possibilita a construção de gráficos e a observação de relações entre pontos notáveis nos gráficos, cortes em eixos, simulações de aplicações no cotidiano entre outras funcionalidades. A pesquisa contribuiu para a conscientização do uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, em especial, no ensino da Matemática.

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Referências

O terceiro autor agradece ao CNPq pelo apoio financeiro através da Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT. 7. Referências Bibliográficas

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Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos