Mauricio de Sousa: construção de personagens de ficção x construção de personagens de não-ficção

Autores

  • Cristiana de Almeida Fernandes Graduação em Desenho Industrial, Especialização em Comunicação e Imagem, Mestrado em Design

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-958

Palavras-chave:

Quadrinhos, construção imagética, ficção, não-ficção, narrativa visual.

Resumo

O presente trabalho analisa a construção das personagens das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa, sob elementos da narrativa visual, em sua representação imagética a respeito da figuração utilizada na ficção e na não-ficção. O artigo visa contribuir para o uso de personagens não só em quadrinhos, mas em outras mídias consideradas narrativas, principalmente no que conserne a dicotomia ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- SOUSA, Mauricio. Entrevista concedida em março de 2005.

- EISNER, Will. Quadrinhos e a arte seqüencial. Martins Fontes, 1995.

- CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Vozes, 2000.

-- SOUSA, Mauricio. Entrevista concedida em julho de 1996.

- ZARUR, Ana Paula. Por um estudo do significado da ilustração no livro infantil brasileiro. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1997.

- LIMA, Luiz Costa. O controle do imaginário: razão e imaginação nos tempos modernos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

- ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

- DUTRA, Antônio Aristides Corrêa. Quadrinhos de nãoficção. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos