Um espaço para educação ambiental baseado na avaliação dos gêneros de Orquídeas encontrados em fragmentos de Floresta Atlântica

Autores

  • Fernando Augusto Santos Raggi Bolsista do programa de Iniciação Científica. NUPE - Núcleo de Pesquisa. Curso de Engenharia Ambiental, UniFOA.
  • Roberto Guião de Souza Lima Junior Professor Responsável, Curso de Engenharia Ambiental, UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-960

Palavras-chave:

Mata Atlântica, Orchidaceae, Parque do Ingá, Sudeste.

Resumo

O presente trabalho objetivou não só a identificação das orchidaceas presentes nos remanescentes de floresta Atlântica do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, Volta Redonda RJ, região bastante impactada ambientalmente devido ao seu passado cafeeiro, mas também o conhecimento das espécies de orquídeas desse lugar, para proporcionar à comunidade local noções de Educação Ambiental valorizando o processo de ensino e aprendizagem das determinadas espécies encontradas. Foram realizadas amostragens em campo com identificação de 4 espécies de orquídeas: Oceoclades macullata, Pollystachia estrellensis, Rodriguesia venusta e Catasetum fimbriatum. Acredita-se que estas espécies sobreviveram as profundas mudanças ocorridas no uso e ocupação do solo no passado por estarem presentes em fragmentos florestais vizinhos aos da área de estudo, de relevo mais acidentado, pouco interessantes para a agricultura. Com o passar dos anos os processos de dispersão estariam pouco a pouco promovendo o repovoamento dos fragmentos florestais em processo de sucessão, como os da área de estudo, que já apresentam condições bióticas e abióticas para abrigar representantes desta família. Embora o número de espécies encontradas seja baixo para os padrões de diversidade desta família nas Matas Atlânticas, pode-se evidenciar o potencial biótico da mesma, assim como evidenciar a necessidade de implantação de corredores ecológicos que facilitem a regeneração e a sucessão vegetal na região do vale do Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, P.M. & SOUZA, H. C. 1995. Contribuição ao conhecimento da vegetação do Parque Estadual de Ibitipoca, Lima Duarte, Minas Gerais. Revista Árvore19: 249-261.

CARDOSO, J.C.:ISRAEL, M. Levantamento de espécies da família Orchidaceae em Águas de Sta. Bárbara (SP) e seu cultivo. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 23, p. 169-173, abr-jun 2005.

DIVEA - Divisão de Estudos Ambientais – Perfil Ambiental, Departamento de Planejamento Ambiental – Dep/ Feema, Rio de Janeiro, RJ, 98 p. 1991. (Séries Manuais).

IBGE - Censo Demográfico – Rio de Janeiro, 1960. Rio de Janeiro,; V.1, t.11, 1960.

F.F.V.A. Barberena (com. pess. 2010)

GONZALEZ - DÍAZ, N. & ACKERMAN, J.D. 1988. Pollination, fruit set, and seed production in the orchid Oeceoclades maculata. Lindleyana 3: 150 - 155.

GOUVEA, E., 1985, Balanço Ecológico do Parque Nacional do Itatiaia, Boletim FBCN, Rio de Janeiro, 20:109-111.

HOEHNE, F.C. O Jardim Botânico de São Paulo. Secretaria da Agricultura, Industria e Comércio de São Paulo. 656 p. 1949.

KOPPEN, W. 1948. Climatologia: com um estúdio de los climas de la tierra. M_exico: Fondo de Cultura Econômica.

LIMA, S.R.G. 2004. Volta Redonda do café e do leite: 140 anos de história. Volta Redonda: Nogueira.

Pansarin, E.R. & Amaral, M.C.E. 2008. Reproductive biology and pollination mechanisms of Epidendrum secundum (Orchidaceae). Floral variation: a consequence of natural hybridization? Plant Biology 10: 211 – 219

SILVA, W. Cultivo de Orquídeas no Brasil. Editora Nobel. 6ª Ed. 96 p. 1981.

SUTTLEWORTH, F.C.; ZIM, H.S.; DILLON, G.W. Orquídeas: Guia dos orquidófilos. Editora Expressão e Cultura, 158 p. 1982.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos