Preferências alimentares e sua correlação com a obesidade em portadores de Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barra do Piraí RJ

Autores

  • C. C. D. Ferreira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. A. de Souza UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. F. de Miranda UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Y. Utagawa UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21, é uma condição genétic muito conhecida e de alta prevalência na população, ocorrendo em 1 para cada 65 nativivos.Entre os portadores da SD alguns possuem a obesidade como característica qu pode ser associada às deficiências tireoidianas,distúrbios mentais,alimentação inadequad e à genética. O objetivo deste trabalho é avaliar a correlação entre obesidade e a preferências alimentares de crianças, adolescentes e adultos portadores da SD,assistido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra do Piraí.Avaliou-se um amostra com 10 pacientes,de ambos os sexos,da APAE-BP,os quais foram subdividido em dois grupos: Grupo 1,portadores da SD com idade entre 02 e 18 anos,e Grup 2,portadores da SD com idade igual ou superior a 20 anos.Os resultados mostraram qu 03 dos 10 pacientes estudados apresentaram obesidade com consumo excessivo d açúcares e doces e de alimentos processados em óleo de imersão.Além disso, a repetiçã das refeições principais como almoço e/ou jantar faz parte da dieta habitual deste pacientes.Os resultados demonstraram que uma dieta inadequada,tem com conseqüência, o desenvolvimento da obesidade e a instalação das co-morbidade associadas a esta doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

FERREIRA, C. C. D.; SOUZA, R. A. de; MIRANDA, A. F. de; UTAGAWA, C. Y. Preferências alimentares e sua correlação com a obesidade em portadores de Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barra do Piraí RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 38, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2886. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>