Ensino de Ciências e Saúde para Idosos: Uma proposta de construção de Cartilha Informativa em Grupos de Convivência

Autores

  • Rosane Marques de Carvalho Unifoa/Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação/Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Pref. Municipal de Volta Redonda, SMAC - Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Departamento de Proteção Básica
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Unifoa/Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação/Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Fiocruz - Instituto Oswaldo Cruz - LITEB - Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos IBEX – Instituto de Biologia do Exército – Divisão de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.1120

Palavras-chave:

Concepções, envelhecimento, grupos de convivência, cartilha.

Resumo

O envelhecimento humano desperta estudos que visam à ampliação do conhecimento e discussões sobre as experiências do envelhecer permitindo, na educação não formal, adequação do idoso em novas perspectivas na sua própria velhice. Neste trabalho, temos como objetivo principal apresentar, no formato de relato de experiência, uma cartilha educativa com conceitos de ciências, saúde e cidadania. A partir do mapeamento do perfil e das concepções sobre o envelhecimento, observadas pelos idosos acima de 60 anos, participantes dos grupos de convivência de Volta Redonda, que engloba um espaço social com diversidade de opiniões, vivências e cultura, foi elaborado instrumento de avaliação sobre o perfil socioeconômico e, com os resultados dos dados coletados, além de dados bibliográficos, foi elaborado um protótipo da cartilha. Espera-se ampliar as discussões sobre envelhecimento saudável com idosos e disponibilizar um material alternativo que subsidie na construção da Política do Idoso.

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Publicado

28-03-2017

Edição

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Artigos