Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: conhecendo para intervir

Autores

  • Sandro Cezar Moreira Discente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA; Docente do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM ; Especialista em Treinamento Esportivo em Alto Nível – UFRRJ; Licenciado em Educação Física – UniFOA
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência, Mestre em Educação, Psicóloga.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.1123

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dificuldade de Aprendizagem, Educação Inclusiva.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), reunindo alguns dos principais autores sobre o assunto. O objetivo é levantar informações relevantes sobre o conceito do TDAH, como se diagnostica a doença, possíveis causas, prevalência, principais comorbidades e a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar. O TDAH é uma doença caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade e está presente em 5% das crianças no mundo. O diagnóstico é essencialmente clínico e cerca de 30% a 50% dos casos apresentam comorbidades, o que dificulta a avaliação, assim como o tratamento. É fundamental que profissionais da educação, como, pedagogos e professores tenham cada vez mais informações sobre o TDAH, pois quanto maior o conhecimento, melhores poderão ser as estratégias para encaminhamento destas crianças para tratamento adequado e para minimizar seus problemas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, A. G. A.; BARBOSA G. A. ; AMORIM G. G. Hiperatividade conhecendo sua realidade. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2005. 124 p.

BENCZIK, E. B. P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: um guia de orientação para profissionais. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2000. 110 p.

CAETANO, D.; CID-10 Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento. Porto Alegre. Artmed, 1993, 351 p.

CIASCA, S.M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. 220 p.

CYPEL, S. Défict de Atenção e Hiperatividade e as Funções Executivas. 3º ed. São Paulo. Lemos Editorial, 2007. 135 p.

FONTANA, R.S. et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arq Neuropsiquiatr. 65(1): 134 -137, 2007.

GOMES, M. et al. Conhecimento sobre Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade no Brasil. J Bras Psiquiatr . 56(2): 94 -101, 2007.

JORGE, M. R.; Manual Diagnóstico e Estatistico de Transtornos Mentais - DSM-IV-TR. 4º Ed. Porto Alegre. Artmed, 2002, 880 p.

PASTURA, M.C.G et al. Desempenho Escolar e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Ver. Psiq. Clín. 32(6): 324 - 329, 2005.

PEREIRA, H.S. et al. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. 5(4): 391- 402, out./dez, 2005.

PHELAN, T. W. TDA/TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo. M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005, 246 p.

ROHDE, L. A. e cols. Princípios e Práticas em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre. Artmed, 2003, 236 p.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos