Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: conhecendo para intervir

Autores/as

  • Sandro Cezar Moreira Discente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA; Docente do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM ; Especialista em Treinamento Esportivo em Alto Nível – UFRRJ; Licenciado em Educação Física – UniFOA
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência, Mestre em Educação, Psicóloga.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.1123

Palabras clave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dificuldade de Aprendizagem, Educação Inclusiva.

Resumen

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), reunindo alguns dos principais autores sobre o assunto. O objetivo é levantar informações relevantes sobre o conceito do TDAH, como se diagnostica a doença, possíveis causas, prevalência, principais comorbidades e a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar. O TDAH é uma doença caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade e está presente em 5% das crianças no mundo. O diagnóstico é essencialmente clínico e cerca de 30% a 50% dos casos apresentam comorbidades, o que dificulta a avaliação, assim como o tratamento. É fundamental que profissionais da educação, como, pedagogos e professores tenham cada vez mais informações sobre o TDAH, pois quanto maior o conhecimento, melhores poderão ser as estratégias para encaminhamento destas crianças para tratamento adequado e para minimizar seus problemas de aprendizagem.

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Publicado

2017-03-28

Número

Sección

Artigos