PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NA DISCIPLINA BOTÂNICA APLICADA À FARMÁCIA E SEU CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Autores

  • Leomar da Silva de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Santos da Silva Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Graziela Cury Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1293

Palavras-chave:

Ensino1, Fármacos2, Fitoterapia3, UFAL4.

Resumo

A importância das plantas utilizadas como medicinais, desde aproximadamente 5000 a.C., bem como sua relevância como base para ciências Médicas e Farmacêuticas são fatos indiscutíveis. Até hoje, as plantas medicinais são utilizadas, de forma precária em comunidades carentes, mas também já são processadas pelas grandes indústrias farmacêuticas. Mediante a importância das plantas para a produção de fármacos, a grade de disciplinas do curso de Farmácia da UFAL, tem como disciplina obrigatória Botânica Aplicada à Farmácia. No entanto, já é observado, há algum tempo, certa falta de interesse dos alunos na disciplina. Com o intuito de compreender o real motivo do desinteresse dos estudantes, este trabalho realizou uma análise da relação dos discentes com o tema, para investigar o conhecimento dos graduandos a respeito das plantas medicinais e propor uma mudança na ementa da disciplina, e despertar um maior interesse por parte desses estudantes. Através da utilização de dois questionários entregues aos estudantes, foi possível coletar os dados necessários. Os resultados apresentaram diferentes opiniões dos discentes, as quais variaram desde os que consideram a disciplina interessante e importante para o curso, até os que sugeriram que a disciplina seja retirada da grade curricular. Com os dados obtidos foi possível compreender melhor a relação dos alunos com a disciplina e traçar métodos que possam deixá-la mais interessante.

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Biografia do Autor

Leomar da Silva de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas; bolsista do laboratório de Anatomia e morfologia vegetal.

Gabriela Santos da Silva, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é mestranda pelo programa de pós graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP).

Graziela Cury, Universidade Federal de Alagoas

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Ciências (Fisiologia e Bioquímica de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2008). De 2009 a 2012 realizou o Pós-Doutorado (Botânica) na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

09-07-2019

Edição

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Artigos