ENSINO DE FUNÇÕES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA

Autores

  • Luciana Boemer Cesar Pereira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1350

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Ciências Agrárias. Contextualização. Funções Matemáticas.

Resumo

Este texto objetiva compartilhar uma experiência de ensino de funções matemáticas nas Ciências Agrária, por meio de uma prática contextualizada em sala de aula, nos cursos de Agronomia e Zootecnia da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) câmpus Dois Vizinhos-Paraná-Brasil. A experiência de ensino foi realizada com 3 (três) turmas de Agronomia (2013, 2014 e 2016) e 3 (três) turmas de Zootecnia (2013, 2014 e 2015). Com esta experiência de ensino, foi possível garantir uma aprendizagem de funções contextualizada, utilizando exemplos atualizados e científicos da área. Além disso, beneficiou o professor pesquisador em suas descobertas de novos contextos deste conteúdo e contribuiu para o Ensino da Matemática com um trabalho sobre algumas aplicações do conteúdo de funções nas Ciências Agrárias.

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Biografia do Autor

Luciana Boemer Cesar Pereira, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologia - UTFPR-PG. Porfessora de Matemática UTFPR-DV,

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos