O papel do laboratório didático de ciências na visão de mestrandos em ensino de ciências

Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


O presente estudo procurou entender a relação entre epistemologia e pedagogia na visão de mestrandos em ensino de ciências acerca do papel do laboratório didático e das atividades prático-experimentais. Foram investigadas as concepções desses alunos sobre o papel do laboratório didático, as atividades realizadas nele e a sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. A partir do referencial da análise do discurso e de três modelos teóricos básicos de epistemologias da ciência de Zimmermann, o estudo, de natureza qualitativa, categorizou as falas dos sujeitos da pesquisa de acordo com duas visões sobre as relações entre natureza da ciência e ensino e aprendizagem de ciências. Foram identificados ambivalências e contrapontos que apontam para formas não tão universalistas de entender a ciência.


Palavras-chave


laboratório didático; atividade prática-experimental; epistemologia da ciência; ensino de ciências

Texto completo:

PDF

Referências


FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

LUNETTA, V. N.; HOFSTEIN, A.; CLOUGH, M. P. Learning and teaching in the school science laboratory: an analysis of research, theory, and practice. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Ed.) Handbook of Research in Science Education. New Jersey: Routledge, 2007.

MACEDO, E. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Educação & Sociedade, v. 25, n. 86, 2004.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, SP. Cortez, 2009.

PEREIRA, M. V.; MOREIRA, M. C. A. Atividades prático-experimentais no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n.1, 2017.

SILVA, M. G. L.; MOHR, A.; ARAÚJO, M. F. F. de (Org.). Temas de ensino e formação de professores de ciências. Natal: EDUFRN, 2012.

ZIMMERMANN, E. Modelos de pedagogia de professores de física: características e desenvolvimento. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n.2, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: