TECNOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: uma estratégia de apoio a gestão

Autores

  • Lucrecia Helena Loureiro Unifoa
  • Aline Silveira-Alves
  • Saulo Nogueira Hermosilla de Almeida Secretaria de Saúde de Volta Redonda
  • Ilda Cecília Moreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.1418

Palavras-chave:

Software, Tecnologia em saúde, Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária.

Resumo

A atenção primária a saúde (APS), é o nível de atenção onde as pessoas são atendidas como sujeitos sociais. Atualmente é considerada a porta de entrada para o Sistema de Saúde Brasileiro. Este sistema acarretou muitas mudanças no modelo de atendimento vigente na década de 90. A partir da implantação do modelo assistencial voltado as famílias e a comunidade, em todo o território nacional foram surgindo novas unidades, cada vez mais próximas a comunidade, com uma nova proposta de reorientação da assistência buscando a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas toda essa mudança de atendimento direcionada as famílias, acabou deixando uma lacuna nas formas de agendamento das consultas. Essa forma de aprazamento revela-se insuficiente para abarcar o universo complexo de atendimentos dentro do cotidiano das Unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF). Assim, este trabalho descreve um software para o agendamento, compatível com os princípios do SUS, com os critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do SUS. Propõe a integração entre o atendimento dos médicos e enfermeiras, com a automatização desses parâmetros. Assim este trabalho descreve a experiência do ensino-aprendizado em gerência de enfermagem com a construção de uma ferramenta informatizada para o agendamento das consultas. O instrumento foi desenvolvido propondo capacitar o enfermeiro gerente a identificar o perfil epidemiológico da população utilizando a tecnologia. Os avaliadores totalizaram um número de trinta e três e foram representados por nove enfermeiros secretários municipais de saúde; seis enfermeiros docentes e dezoito enfermeiros especialistas em atenção primária a saúde. Constatou-se que o software é adequado, eficiente e que permite a interação dos dados, análise epidemiológica do território, agilidade no serviço e disponibilização de informações instantâneas sobre a capacidade operacional das unidades.  O sistema desenvolvido apresentou-se como estimulo para melhor gestão e procurou auxiliar o processo de trabalho do enfermeiro com a incorporação de indicadores de saúde na prática cotidiana do trabalho do gerente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENITO, G.A.V. & LICHESKI, A.P. Sistemas de Informação apoiando a gestão do trabalho em saúde. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 maio-jun; 62(3): 447-50.

BERNARDO, V. Desenvolvimento de programa multimídia aplicado ao ensino da medicina. Tese de Mestrado, EPM/UNIFESP, 1996.

BORGES P.R.T. Qualidade de “software” educacional: critérios para validação de treinamentos multimídia utilizados em educação à distância. Tecnol Educ. 1998;26(140):11-7.

BOTTI N.C.L.; CARNEIRO, A.L.M.; ALMEIDA, C.S.; PEREIRA, L.L.C.B.S. Construção de um software educativo sobre transtornos da personalidade. Rev Bras Enferm, Brasilia 2011 nov-dez; 64(6): 1161-6.

HENZ, C. C. O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática. 2008. Monografia (Graduação em Matemática) – Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Erechim.

LOPES, A.C.C.; FERREIRA, A.A.; FERNANDES, J.A.L.; MORITA, A.B.P.S; POVEDA, V.B.; SOUZA, A.J.S. Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(1):215-22.

LOPES, M.V.O.; ARAUJO, T.L. Avaliação de alunos e professores acerca do software “Sinais Vitais”. Rev Esc Enferm USP. 2004;38(4):438-47.

LOUREIRO, L H. Ensino de gerência em saúde coletiva e a educação permanente dos profissionais da ESF : o uso do software educativo / Lucrecia Helena Loureiro. – Volta Redonda: UniFOA, 2010. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional) -- Centro Universitário de Volta Redonda -- UniFOA. Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, 2010. Orientadora: Professor Dra. Márcia Ribeiro Braz.

MARIN, H.F.; CUNHA, I.C.K.O. Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem. Rev Bras Enferm 2006 maio-jun;59(3): 354-7.

MARQUES, I.R.; MARIN, H.F. Enfermagem na web: o processo de criação e validação de um web site sobre doença arterial coronariana. Rev Latino-am Enfermagem 2002 maio-junho; 10(3):298-307.

NUNES, M. O.; TRAD, L.B.; ALMEID. A.B.A.; HOMEM, C.A; MELO, C.I.C. O agente comunitário de saúde:construção da identidade desse personagem híbrido e polifônico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(6):1639-1646, nov-dez, 2002.

NUTO, S.A.S; NORO, L.R.A; CAVALSINA, P.G.; COSTA, I.C.C.; OLIVEIRA, A.G.R.C. O processo ensino-aprendizagem e suas consequências na relação professor-aluno-paciente. Ciência & Saúde Coletiva. v. 11, n. 1, p. 89-96, 2006.

PERES H.H.C. & KURCGANT P. O ser docente de enfermagem frente ao mundo da informática. Rev Latino-am Enfermagem 2004 janeiro-fevereiro; 12(1):101-8.

SANTOS, S.R. Informática em enfermagem: desenvolvimento de software livre com aplicação assistencial e gerencial. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(2):295-301.www.ee.usp.br/reeusp/

SHIRATORI, K. SILVA, R.C.L., SILVA, C.R.L. Pesquisa em Saúde – termos e expressões. Rio de Janeiro: Águia Dourada.276p. 2009.

VIGOSTSKY L.S. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes; 2002.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos