SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE IMPACTO AMBIENTAL ALINHADA AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Vanessa Regal Maione Jeovanio-Silva, André Luiz Jeovanio-Silva, Sheila Pressentin Cardoso

Resumo


O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática (SD) adequada aos Parâmetros Curriculares Nacionais abordando o tema impacto ambiental, organizada visando a ofertar aos professores um material que auxilie na apresentação dos conteúdos de forma prática, transversal e lúdica, destinado ao ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de professores formados em ciências biológicas, física, química e matemática, com a coleta de dados envolvendo a aplicação de questionário e entrevista. A sequência didática foi desenvolvida contendo cinco etapas que apresentam o problema abordado, os objetivos das etapas, os temas que podem ser abordados, os recursos e materiais necessários, os procedimentos para as atividades propostas e sua duração. As atividades envolveram o uso de vídeo, debate, experimentos e mostra artística. Os docentes consideraram as etapas bem elaboradas, com aspectos didáticos e informações que permitem que sejam realizadas com facilidade e segurança, envolvendo temas atuais e pertinentes aos conteúdos do nível fundamental e promovendo um ensino contextualizado às demandas da sociedade.


Palavras-chave


Impacto ambiental; Educação ambiental; Sequência didática

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