A origem e evolução dos seres vivos: estudo comparativo das representações sociais de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública.

Autores

  • Paulo Roberto Porto Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro.(UFRJ)
  • Eliane Morais Falcão Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.2898

Palavras-chave:

Origem e evolução dos seres vivos, representações sociais, Ensino Médio, Práticas de Ensino.

Resumo

A evolução dos seres vivos é considerado tema estruturador das Ciências  Biológicas , no entanto, as pesquisas têm demonstrado que há grandes desafios para sua compreensão pelos estudantes do Ensino Médio. Esse artigo apresenta um estudo comparativo entre  as representações sociais (MOSCOVI,2003) dos estudantes dos três anos do Ensino Médio de um colégio público do Estado do Rio de Janeiro sobre a origem e evolução dos seres vivos. As representações sociais foram identificadas através do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefevre&Lefevre, 2003) e demonstraram que não há grande diferenças entre os discursos dos estudantes dos três diferentes anos, além disso, grande número  de estudantes, dos três anos,  expressa discurso religioso dando  destaque para a origem do ser humano. As  precárias condições de infraestrutura do colégio, associada a falta de uma proposta de ensino baseado em praticas científicas podem justificar os resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Porto, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro.(UFRJ)

Professor Biologia, Mestre  em Ensino de Ciências e Saúde. Atua no Ensino Médio, Gradúação e Pós graduação. Doutorando em Educação em Ciências e Saude Nutes/UFRJ

Eliane Morais Falcão, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Psicologia Aplicada pela Fundação Getulio Vargas , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado na Universidade de Cambridge(UK)1998. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ensino Superior e Ensino de Ciências no Ensino Básico. Atua principalmente nos seguintes temas: formação científica, crenças religiosas entre cientistas e estudantes em formação científica, ?natureza" como referência da formação científica e da educação ambiental. Atua também com o tema "ensino da morte " na área da saúde (universidade) e no ensino médio. Trabalha com representações sociais e a metodologia do discurso do sujeito coletivo(DSC).

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Publicado

09-07-2019

Edição

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Artigos