CONSTRUINDO UM BLOG EDUCATIVO SOBRE A SEXUALIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Jessica Nunes De Carvalho, Suzete Araujo Oliveira Gomes, Ruth Maria Mariani Braz

Resumo


O objectivo geral da pesquisa foi desenvolver um blog educativo, com ênfase no ensino de Ciências, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Muitos alunos deficientes auditivos não têm acesso as campanhas educativas sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis veiculadas pela média, pelos livros didácticos e por vídeos, dado o seu uso exclusivo da língua portuguesa. Na metodologia realizamos um levantamento bibliográfico sobre os materiais didácticos gratuitos e vídeos disponíveis no YouTube. Destacamos no nosso resultado o manual do multiplicador do Ministério da Saúde do Brasil, a revista de doenças sexualmente transmissíveis do Instituto Nacional de Educação de Surdos, o Guia de boas Práticas sobre como trabalhar a sexualidade com adolescentes da Universidade de Lisboa e os vídeos produzidos pelos autores nas oficinas Prazer em me conhecer. Na nossa pesquisa verificamos ainda que há muita dificuldade dos surdos brasileiros no acesso à saúde, especificamente nas intervenções dos profissionais que tratam das doenças sexualmente transmissíveis para que ele possa gerenciar a sua vida através da sua primeira língua de sinais. Para se superar estas dificuldades há grande necessidade de profissionais de saúde, professores competentes nas duas línguas (português e Libras). Um fator determinante para a construção do blog foi o seu baixo custo bem como a facilidade de acesso. Concluímos que através da construção do blog disponibilizamos instrumentos práticos e úteis para os professores para que queiram aprimorar as suas práticas docentes.

Palavras-chave


Produção de Materiais didáticos; Equidade; Prevenção as doenças sexualmente transmissíveis

Texto completo:

PDF

Referências


BEAUVOIR, S. O segundo Sexo: Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner, 9ª edição, Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil,2010, p. 160. Disponível em file:///C:/Users/Sony/Downloads/bourdieu_dominacaomasculina.pdf; acesso em 04/08/2018.

BURG, G. History of sexually transmitted infections (STI). Giornale italiano di dermatologia e venereologia: organo ufficiale, Societa italiana di dermatologia e sifilografia, 2012, 147.4: 329-340.

FIGUEIRÓ, M.N.D. Educação sexual: Problemas de conceituação e terminologias básicas adotadas na produção acadêmico-científica brasileira. Semina: Ci. Sociais/Humanas, v. 17, n. 3, p. 286-293, set. 1996.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. v. 1. A vontade de saber. In: História da sexualidade. v. 1. A vontade de saber. 1985. p. 152-152.

FREUD, Anna; KAPLAN, G.; LEBOVICI, S. Adolescence as a developmental disturbance. Theoretical foundations and biological bases of development in adolescence, 1969, 115-120.

RIMBAUD, A. Oeuvres. Paris: Pocket, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: