Alunos com Necessidades Educacionais Específicas em tempos de COVID-19: da interrupção das aulas presenciais à implementação de atividades de ensino remotas

Valdinei Marcolla, Luiza Inês Kaim, Tatiele Bolson Moro, Ygor Corrêa

Resumo


Este artigo descreve e analisa o processo de implantação das Atividades de Ensino Remotas (AERs) em tempos de pandemia da COVID-19. Neste cenário, problematiza-se sobre as discussões relativas à educação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais e Tecnologias Assistivas. Esta é uma pesquisa qualitativa exploratória que realiza análise documental, com vistas a apresentar e constituir um relato de experiência acerca das AERs no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira. Na análise são apresentados os documentos norteadores das AERs e os planos de ensino desenvolvidos para os alunos com NEEs. Com base nos documentos e relatos verificaram-se ações com o intuito de manter o calendário letivo através de AERs, envolvendo distintas formas de acompanhamento dos estudantes com NEEs. Entendeu-se que a pandemia do COVID-19 proporcionou o reconhecimento de adaptações que podem contribuir para o desenvolvimento das AERs na instituição.


Palavras-chave


Ensino Remoto. Necessidades Educacionais Específicas. Experiência de Ensino. Recursos Adaptados e Tecnológicos

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