Alunos com Necessidades Educacionais Específicas em tempos de COVID-19: da interrupção das aulas presenciais à implementação de atividades de ensino remotas

Autores/as

  • Valdinei Marcolla Instituto Federal Catarinense - campus Videira http://orcid.org/0000-0002-9057-9399
  • Luiza Inês Kaim Instituto Federal Catarinense - campus Videira
  • Tatiele Bolson Moro Instituto Federal do Rio Grande do Sul- campus Caxias do Sul / Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul
  • Ygor Corrêa Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3490

Palabras clave:

Ensino Remoto. Necessidades Educacionais Específicas. Experiência de Ensino. Recursos Adaptados e Tecnológicos

Resumen

Este artigo descreve e analisa o processo de implantação das Atividades de Ensino Remotas (AERs) em tempos de pandemia da COVID-19. Neste cenário, problematiza-se sobre as discussões relativas à educação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais e Tecnologias Assistivas. Esta é uma pesquisa qualitativa exploratória que realiza análise documental, com vistas a apresentar e constituir um relato de experiência acerca das AERs no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira. Na análise são apresentados os documentos norteadores das AERs e os planos de ensino desenvolvidos para os alunos com NEEs. Com base nos documentos e relatos verificaram-se ações com o intuito de manter o calendário letivo através de AERs, envolvendo distintas formas de acompanhamento dos estudantes com NEEs. Entendeu-se que a pandemia do COVID-19 proporcionou o reconhecimento de adaptações que podem contribuir para o desenvolvimento das AERs na instituição.

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Biografía del autor/a

Valdinei Marcolla, Instituto Federal Catarinense - campus Videira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense.

Luiza Inês Kaim, Instituto Federal Catarinense - campus Videira

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Honorário - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina e professora de libras durante três anos. Atualmente professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnologico do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Mestre em Educação Básica pela UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Tatiele Bolson Moro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul- campus Caxias do Sul / Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (2009), graduação em Prog. Esp de Grad de Form de Prof para a Edu. Prof pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e mestrado em Nanociências pela Universidade Franciscana (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é tecnologia da informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Tecnologia de Informação e Comunicação, Tecnologias Educacionais.

Ygor Corrêa, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia.Pós-Doutor em Design (Tecnologia e Educação) pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - PPGIE CAPES 7). Mestre em Linguística Aplicada com foco em Linguagem, Interação e Tecnologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS - PPGLA CAPES 5). Graduação em Letras-Inglês pela UNISINOS. Atualmente realiza pesquisa no PPG Design (UniRitter) voltada à Educação Bilíngue de Surdos, quanto ao uso de aplicativos de tradução automática em sala de aula, na perspectiva da Aprendizagem Móvel. É membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte. (N.E.S.T.A). Colaborador nos cursos de especialização ? Mídias na Educação (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - e extensão - Núcleo de Informática na Educação Especial (NIIE - UFRGS) - na formação de professores da rede pública quanto a práticas educacionais, sob o viés da tecnologia. É parecerista das revistas RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação) e INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria e prática, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temas de interesse: Linguística Aplicada; Linguística Textual; Teorias do Texto; Tipos de Discurso; Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); Ensino-Aprendizagem de Línguas; Escrita na Tela; Teoria da Complexidade; Sistemas Adaptativos Complexos; Ensino a distância (Ead); Teoria Sociocultural; Cultura Visual; Informática na Educação; Design de Interface; Usabilidade; Design Responsivo; Ambientes Virtuais; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Mineração Textual; Tecnologias Acessíveis; Aplicativos Tradutores de Línguas; Educação de Surdos; Ensino Bilíngue (Português-Libras).

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Publicado

2020-12-21