Alunos com Necessidades Educacionais Específicas em tempos de COVID-19: da interrupção das aulas presenciais à implementação de atividades de ensino remotas
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3490Palabras clave:
Ensino Remoto. Necessidades Educacionais Específicas. Experiência de Ensino. Recursos Adaptados e TecnológicosResumen
Este artigo descreve e analisa o processo de implantação das Atividades de Ensino Remotas (AERs) em tempos de pandemia da COVID-19. Neste cenário, problematiza-se sobre as discussões relativas à educação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais e Tecnologias Assistivas. Esta é uma pesquisa qualitativa exploratória que realiza análise documental, com vistas a apresentar e constituir um relato de experiência acerca das AERs no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira. Na análise são apresentados os documentos norteadores das AERs e os planos de ensino desenvolvidos para os alunos com NEEs. Com base nos documentos e relatos verificaram-se ações com o intuito de manter o calendário letivo através de AERs, envolvendo distintas formas de acompanhamento dos estudantes com NEEs. Entendeu-se que a pandemia do COVID-19 proporcionou o reconhecimento de adaptações que podem contribuir para o desenvolvimento das AERs na instituição.
Descargas
Citas
BARBOSA, A. M. et al. Os impactos da pandemia COVID-19 na vida das pessoas com transtorno do espectro autista. Revista da SJRJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p.91-105 mar./jun. 2020. Disponível em: <https://rb.gy/hf8a0i>. Acesso em: 09 jul. 2020
BERSCH, R. Introdução a Tecnologia Assistiva. 2017. Disponível em: <https://rb.gy/1bwt1h>. Acesso em: 15 fev. 2020.
BEYER, H. O. Da integração escolar a educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. R. Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 73-81.
BISOL, C. A.; PEGORINI, N. N.; VALENTINI, C. B. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p.87-100, jan. 2017. Trimestral. Disponível em: <https://rb.gy/ythu45>. Acesso em: 04 mar. 2020.
BRASIL. Palácio do Planalto. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2004. Disponível em: <https://rb.gy/x8pwvk>. Acesso em: 06 jul. 2019.
______. Constituição (2011). Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <https://rb.gy/3qnldq>. Acesso em: 19 mar. 2020.
______. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 53, 18 mar. 2020a. Seção 1, p. 39. Disponível em: <https://rb.gy/dhuxgd>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 54-D, 19 mar. 2020b. Seção 1 - Extra, p. 1. Disponível em: <https://rb.gy/paiflc>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 63-A, 01 de abr. 2020c. Seção 1 Extra, p. 1. Disponível em: <https://rb.gy/tlcwo0> Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 66, 06 de abr. 2020d. Seção 1, p. 66. Disponível em: <https://rb.gy/twqgue>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 395, de 15 de abril de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 73, 16 abr. 2020e. Seção 1, p. 61. Disponível em: <https://rb.gy/i58wgv>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 90, 13 de mai. 2020f. Seção 1, p. 55. Disponível em: <https://rb.gy/wmzwu7>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 510, de 3 de junho de 2020. Prorroga o prazo previsto no art. 1º da Portaria MEC nº 376, de 3 de abril de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 106, 04 de jun. 2020g. Seção 1, p. 57. Disponível em: <https://rb.gy/aq5evg>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Edição 114, 17 de jun. 2020h. Seção 1, p. 62. Disponível em: <https://rb.gy/sgwbn6>. Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha: ano base 2019. Ano Base 2019. 2020i. Disponível em: <https://rb.gy/8kcuxs>. Acesso em: 06 jun. 2020.
CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 28 de abr. de 2020. Disponível em: <https://rb.gy/lweaqw>. Acessado em: 06 jul. 2020.
GARCIA, M. F., et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p. 79-87, fev. 2012. Disponível em: <https://rb.gy/hblmko>. Acesso em: 21 abr. 2020.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Resolução Nº 18/2020 – CONSUPER. Dispõe sobre a realização de atividades de ensino remotas nos cursos de Qualificação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Técnico de Nível Médio e Superiores ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em virtude da Pandemia COVID-19. Blumenau/SC, 27 de março de 2020a. Disponível em: <https://rb.gy/nfr46u> Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Portaria Normativa N° 04, de 29 de janeiro de 2018. Instituir a regulamentação para o Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal Catarinense. Blumenau/SC, 29 de janeiro de 2018. Disponível em: <https://rb.gy/jjfq0d>. Acessado em: 18 jul. 2020.
______. Portaria Normativa Nº 8/2020 – ASTEC/REIT, de 25 de maio de 2020. Dispõe sobre as normas complementares para regulamentação das Atividades de Ensino Remotas nos cursos de Qualificação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Técnico de Nível Médio e Superiores ofertados pelo Instituto Federal Catarinense em virtude da Pandemia COVID-19. Blumenau/SC, 25 de maio de 2020b. Disponível em: <https://rb.gy/j3maax> Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Resolução Nº 23/2020 – CONSUPER. Dispõe sobre a realização de atividades de ensino remotas nos cursos de Qualificação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Técnico de Nível Médio e Superiores ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em virtude da Pandemia COVID-19. Blumenau/SC, 18 de abril de 2020c. Disponível em: <https://rb.gy/6a0vit> Acessado em: 06 jul. 2020.
______. Resolução Nº 25/2020 – CONSUPER. Dispõe sobre a retomada de realização de atividades de ensino remotas nos cursos de Qualificação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Técnico de Nível Médio e Superiores ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em virtude da Pandemia COVID-19. Blumenau/SC, 18 de maio de 2020d. Disponível em: <https://rb.gy/pan1g1> Acessado em: 06 jul. 2020.
INSTITUTO RODRIGO MENDES. Protocolos sobre educação inclusiva durante a Pandemia da COVID-19: um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. Disponível em: < https://fundacaogrupovw.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf> Acessado em: 25 jul. 2020
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2019.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
MOREIRA, J. A., SCHLEMMER, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). <https://rb.gy/3xajm3> Acesso em: 07 jul. 2020
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (Org.). Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo: Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos, 2011. Disponível em: <https://rb.gy/ihynjq>. Acesso em: 02 mai. 2019.
______. Considerações sobre pessoas com deficiência durante o surto de COVID-19. 2020. Disponível em: <https://rb.gy/uqrswt>. Acesso em: 09 jun. 2020
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
VILLAS BÔAS, L.; UNBEHAUM, S. (Coor.). Educação escolar em tempos de pandemia. Informe 1. Fundação Carlos Chagas. 2020. Disponível em: <http://abre.ai/bgvP>. Acesso em: jun. 2020.