O uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS) como ferramenta para Educação Ambiental

Autores

  • Daniel de Sampaio
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-549

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo criar uma metodologia para construção de
mapas utilizando GPS. Essa metodologia é uma tentativa de diminuir o grande hiato que há entre os conteúdos
ensinados em sala e sua real aplicabilidade no cotidiano. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio foram escolhidos
para a realização desta proposta, pois o currículo desta referida série abrange o ensino de Cartografia e de
questões ambientais. O objetivo é promover a Alfabetização Cartográfica utilizando a Educação Ambiental para
mostrar aos alunos como os conceitos estudados em sala são utilizados no cotidiano. O projeto foi estruturado
em três fases: na primeira foram trabalhados os conteúdos normais do programa em sala. Na segunda fase os
alunos foram para a rua com um GPS e máquina fotográfica para marcarem pontos de interesse e fotografarem as
ocorrências registradas. Na terceira fase os dados coletados foram transferidos para os computadores, onde foram
confeccionados diversos tipos de mapas com os dados registrados em campo. Os alunos conseguiram assimilar
melhor os conceitos, signos e significados com a metodologia utilizada em comparação quando há apenas aulas
teóricas. Os comentários positivos de alunos e professores nos levam a pensar que a metodologia utilizada obteve
êxito.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Artigos