Integração do ensino da educação e ambiente no fortalecimento da atenção básica como política de saúde no município de Valença

Autores

  • Kátio Heguilar dos Santos Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-558

Resumo

Discutir o fortalecimento da atenção básica tornou-se uma prioridade para o Ministério da Saúde, visto que ela é considerada a porta de entrada do individuo ao sistema de saúde brasileiro, e isso nos leva a discutir como o ensino da graduação dos cursos de ciências da saúde pode contribuir para o fortalecimento da mesma através da integra-ção do ensino da educação e ambiente pelos alunos dos cursos de graduação em ciências da saúde. Apresentamos um relato de experiência aonde os alunos das disciplinas de Educação Ambiental e Atenção Básica nos cursos de enfermagem e medicina, respectivamente, vêm desenvolvendo junto às comunidades, através dos programas de estratégias de saúde da família ações de promoção e prevenção de doenças com a temática ambiental. A metodologia empregada é a inserção do aluno desde os primeiros períodos de formação, através de visitas e aulas práticas nas Unidades Básicas de Saúde, após terem discutido o conteúdo em aulas teóricas. O objetivo deste trabalho é discutir a importância do fortalecimento da atenção básica, e integrar os alunos da graduação dos cursos de ci-ências da saúde quanto a temática do ambiente e saúde. Possibilitando assim contribuir para o fortalecimento da atenção básica a saúde do município de Valença, através da aproximação da comunidade com as Unidades Básicas de Saúde e a Universidade.

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Publicado

10-12-2012

Edição

Seção

Artigos