A Teoria dos Jogos Empresariais como Estratégia de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Administração de Empresas

Autores

  • Marcello Silvae Santos UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Marcos Antonio Ribeiro Andrade UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Leticia Souza Romão UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Maristela Gonçalves UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-633

Resumo

Os jogos sempre estiveram presentes na história do homem, tendo surgido como estratégia para simulação de guerra. No entanto, como instrumento de aprendizagem somente foram percebidos em 1957 nos Estados Unidos. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da metodologia de ensino por meio dos jogos de empresas para formação gerencial e estratégica dos acadêmicos de Administração, através da Visão Baseada e Recursos (RBV) e das Capacidades Dinâmicas, com ferramentas geradoras de vantagem competitiva, visto que o cenário contemporâneo vem exigindo profissionais que gerem valor e posicionamento de mercado para as organizações. Concentrou-se esse estudo no dilema: conhecimento teórico e desempenho prático, o que deveria prevalecer? Isso foi feito resgatando os estudos feitos por autores de renome sobre o tema Jogos de Empresas. Com isso, estudos demonstram que o jogo simulado, ao recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propicia aos alunos novas experiências e novas habilidades, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado pelas Universidades particulares de Volta Redonda. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo descritivo, na forma de um estudo exploratório, com análise de casos múltiplos. Os resultados demonstram que não havia correlação entre altos conhecimentos teóricos e melhores desempenhos na prática, porém o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais estão constantemente presentes durante o processo de treinamento por meio do jogo simulador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Silvae Santos, UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Marcello Silva e Santos é Pós Doutor (COPPE/UFRJ 2010) com Doutorado pleno em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Safety Engineering pelo Industrial Management Systems Engineering - University of South Florida (2000- Doutorado sandwich. Nos últimos 10 anos tem atuado principalmente nas seguintes áreas: ergonomia de concepção, gerenciamento de projetos, energias alternativas, gestão estratégica, estudo de viabilidade e engenharia de resiliência. Na área acadêmica, trabalha atualmente no Departamento de Engenharia de Produção na UNIFOA em Volta Redonda, sendo professor responsavel pelas disciplinas de "Gestão da Produção" "Teoria das Organizações" e "Ergonomia e Segurança do Trabalho". Leciona também Ergonomia e Segurança do Trabalho no Curso de Engenharia Civil da UGB em Barra do Piraí e Saúde do Trabalhador na ACADEPOL (Rio de Janeiro). Ainda na área acadêmica, é Professor Convidado do Curso de Especialização lato senso em Ergonomia da COPPE/UFRJ desde 2007 e do IEDUV (ES) desde 2011. Atua também no suporte administrativo-acadêmico, como Gerente Executivo do Laboratório GENTE da COPPE/UFRJ e no NUPE (Núcleo de Pesquisa) da UNIFOA. No campo profissional, atua como consultor em Gestão de QSMS para empresas privadas. Foi empresário da construção civil, gerente de projetos e Analista de Treinamentos no Brasil e nos EUA, onde residiu por cerca de 10 anos.

Marcos Antonio Ribeiro Andrade, UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Especialista em Gestão Organizacional(2005); Especialista em magistério para o Ensino Superior (2006); e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Professor no curso de administração de empresas e Engenharia ambiental no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atua como consultor de empresas, experiência em Planejamento Estratégico e Competitividade, área Comercial e Administrativa, com ênfase no varejo.

Leticia Souza Romão, UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Aluna de Gradução do curso de administração do UNIFOA

Maristela Gonçalves, UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Aluna de Gradução do curso de administração do UNIFOA

Referências

GOLDSCHMIDT, Paulo C. Simulação e jogo de empresas. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, v.17, n.3, p.43-46, mai/jun. 1977.
GRAMIGNA, Maria Rita M. Jogos de Empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
KALLÁS, D. A utilização dos jogos de empresas no ensino da administração. VI SEMEAD – Universidade de São Paulo, 2003.
KAY, John. Fundamentos do Sucesso Empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MARION, José Carlos; MARION, Arnaldo Luís Costa. Metodologias de Ensino da Área de Negócios. São Paulo: Atlas, 2006.
MARINHO, Raul. Prática na teoria: Aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARTINS, Vidigal Fernandes; PEREIRA, Vinícius Silva. Um ensaio teórico: A teoria Resource-Based View e a teoria Dynamic Capabilities. Pato de Minas, 2011.
MOTTA, Gustavo; QUINTELLA, Rogério H.; MELO, D.R. Jogos de empresas: Componente curricular ou elemento da didática? In:XXXIV Encontro da ANPAD, 2010.
OLIVEIRA, P. H.; ALMEIDA, P. P.; LACERDA, J. M. Práticas de inteligência competitiva no setor varejista de Belo Horizonte: Um estudo exploratório. In: 20º Congresso Internacional de Administração, 2007, Ponta Grossa: UEPG, 2007.
OSBORNE, Martin J. ; RUBINSTEIN, Ariel. A course game theory, 1994.
PEREIRA, Maise Soares; FORTE, Sérgio Henrique A. C.Visão baseada em recursos nas instituições de ensino superior de Fortaleza: Uma análise ex-ante e ex-post à LBD /96. In: Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n.1, Curitiba: Jan-mar 2008.
SANTOS, Roberto Vatan dos. Jogos de empresa aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. In: Revista Contabilidade e Finanças – USP, n.31, p.78-95, São Paulo: Jan/Abr. 2003.
SAUAIA, Antônio Carlos A. Conhecimento Versus Desempenho das Organizações: Um Estudo Empírico com Jogos de Empresas. In: Revista de Administração, v.12, n.1, edição 49, São Paulo: jan-fev 2006.
SAUAIA, Antônio Carlos A. Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: Contribuições para Educação Gerencial. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo: USP, 1995.
SOUZA, Antônia Vieira; CHAGAS, Fábio Azevedo; SILVA, Carlos Eduardo. Jogos de empresas como ferramenta de treinamento e desenvolvimento. In: Revista Campus, v.2, n.1, Paripiranga: março 2009.
TEECE, D.J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v.18, 509-533, 1997.
TIERGARTEN, Michele; ALVES, Carlos Alberto. A visão baseada em recursos como estratégia empresarial. In: Ver. Universo Administração, v.2, ano 2, p. 61-74, jan-jun 2008.
TITTON, Luís A. Jogos de empresas: Decisões de carteira em um jogo de bancos. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: 2006.
VASCONCELOS, F.; CYRINO, A. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. In: Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, 2000.
WARSCHAUER, Claus L. Jogo de empresas na área de produção: Programa e controle da produção. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.17, n.3, p.47-48, mai/jun. 1977.

Downloads

Publicado

05-12-2014

Edição

Seção

Artigos