Desenvolvimento e avaliação de uma atividade baseada na solução de problemas em grupo para o ensino integrado de Fisiologia Humana

Autores

  • Leandra Marques Chaves Melim Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz - Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências
  • Carolina Nascimento Spiegel 1 - Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz - Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências 2- Universidade Federal Fluminense - Departamento de Biologia Celular e Molecular
  • Maurício Roberto Motta Pinto da Luz Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz - Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-648

Resumo

Atividades que integrem os sistemas fisiológicos utilizando situações-problema são promissoras para resolverem uma questão comum ao ensino de fisiologia humana que é o estudo dos órgãos e sistemas de forma isolada. A aprendizagem baseada em problemas normalmente envolve a discussão entre grupos de estudantes que podem ser estruturados de diferentes formas, dentre elas podemos destacar as estratégias colaborativa e cooperativa. A aprendizagem cooperativa é caracterizada por uma divisão de tarefas entre os membros do grupo. Na aprendizagem colaborativa os membros do grupo trabalham em conjunto, porém sem divisão de tarefas definidas a priori. No presente trabalho iremos descrever e avaliar uma atividade baseada na solução de problemas que integra diferentes sistemas fisiológicos, intitulada “Qual é o Diagnóstico?”. A atividade foi aplicada utilizando estratégias cooperativa e colaborativa a fim de avaliar se a divisão de tarefas favorece a solução de um problema e caracterizar a percepção dos alunos acerca dessas duas estratégias. A proporção de soluções corretas para cada estratégia foi obtida a partir das respostas dadas por escrito ao final da atividade. Já a percepção dos alunos acerca das estratégias foi obtida por meio da análise do “Questionário de Avaliação”. Os resultados mostraram que nas duas estratégias a atividade foi bem aceita pelos alunos que a consideraram de dificuldade mediana e que conseguiram em sua maioria resolver o problema em questão. Porém, a estratégia cooperativa favoreceu a solução do problema, apesar de problemas na dinâmica de grupo terem sido mais apontados do que na estratégia colaborativa.

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Publicado

02-10-2015

Edição

Seção

Artigos