CONVERSANDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA EJA: PRÁTICA DIALÓGICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Rita Mara Reis Costa, Marcelo Ximenes A. Bizerril

Resumo


Neste artigo apresentamos uma ação educativa realizada nas aulas de ciências naturais do 7º período da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de utilizar as práticas dialógicas, como argumentação, exposição de ideias e trocas de experiências, como instrumentos de construção de conhecimentos científicos relacionados ao funcionamento do organismo humano. As falas e percepções dos estudantes foram extraídas dos momentos de debate, das gravações de áudio e da entrevista semi-estruturada aplicada ao final do semestre letivo. Da análise qualitativa dos dados destaca-se o aumento na participação das atividades, melhora na auto-estima dos estudantes, a partir da valorização dos diversos discursos e uma maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: