O TRABALHO E A FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Autores

  • Lucrecia Helena Loureiro Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA
  • Mayara Athanazio Diogo Centro Universitário de Volta Redonda- Unirio
  • Thabata Braga Mendes Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA
  • Flavio Vaz Machado Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA
  • Paulo Sérgio Marcellini Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio
  • Teresa Tonini Tonini Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.675

Resumo

RESUMO

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo assistencial que prioriza as ações de saúde em um contexto multiprofissional na atenção básica onde uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas ajuda a enfrentar com qualidade os muitos determinantes sociais de saúde. Atualmente, não existe mais o foco em somente uma área do conhecimento capaz de dar respostas à complexidade humana, faz necessária a intervenção multiprofissional, haja vista as tantas desigualdades sociais. Acreditamos que os saberes se estabelecem com as trocas. O estudo trata de um curso de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS). Teve como metas auxiliar na capacitação destes profissionais que passaram pelo processo seletivo, efetivado no município de Angra dos Reis, em junho de 2013 e como estratégia eliminatória do concurso a não participação em 100% nas atividades teóricas e praticas do treinamento. Como objetivo geral preparar Agentes comunitários de Saúde para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção e atenção, enquanto componentes da equipe de atenção primária. E como objetivos específicos: Discutir os fundamentos do SUS( Sistema Único de Saúde), Refletir sobre a Saúde como Direito do Cidadão, conhecer os princípios e diretrizes legais relativas à Saúde; Esclarecer os conceitos de território, área, micro área, família e domicílio; Conhecer o conceito de trabalho em equipe em saúde; Identificar o papel do ACS como elo entre a comunidade e a Unidade de saúde; Identificar a atribuição do agente comunitário de saúde. Estudo retrospectivo, descritivo e observacional de um treinamento de Agentes Comunitários de Saúde no Município de Angra dos Reis. Os participantes foram reunidos em dois grupos, turma em horário parcial e integral, para comparação: faixa etária, gênero, escolaridade, avaliação do curso e dos facilitadores.  Os testes de Qui- quadrado e Exato de Fisher, a ANOVA e o teste de Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos grupos. Os achados revelaram que a capacitação atingiu os objetivos propostos e concluiu-se que a capacitação deve ser utilizada para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como para adequar, unificar e padronizar o atendimento desses agentes da Atenção Básica de Saúde no Município de Angra dos Reis.

Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucrecia Helena Loureiro, Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA

Graduada em Enfermagem. Doutoranda no programa de Pos-Graduaçao em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Ciencias da Saude e Meio Ambiente,Especialização em Gerencia de Serviços de Saúde e Tecnologia e Informação em Saúde . Atua com Consultoria de enfermagem em Clinicas da Região, Atualmente trabalha na Estratégia Saúde da Família como Gerente de Unidade no Município de Angra dos Reis .Professora nos cursos da Cepuerj, Discente do Centro Universitário de Volta Redonda. Cursando Pós Graduação em Filosofia e Sociologia . Tem experiência em Gerência, Gestão, Saúde Coletiva e Emergência.

Mayara Athanazio Diogo, Centro Universitário de Volta Redonda- Unirio

Graduada em Enfermagem. Possui Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Especialização em Enfermagem do Trabalho. Experiência como coordenadora de curso Técnico de Enfermagem do Trabalho. Já atuou como Coordenadora de Planejamento Estratégico na Superintendência da atenção Básica na Secretária de Saúde de Angra dos Reis. Atualmente compõe o grupo executivo da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis como Diretora da Estratégia Saúde da Família. Integrante do Comitê de investigação de mortalidade materno infantil do município de Angra dos Reis. Representante da Superintendência da Atenção Básica no grupo de trabalho da Bacia da Ilha Grande - BIG no estado do RJ.Representante da Secretária de Saúde no grupo de trabalho de georreferenciamento do município de Angra dos Reis área de atuação Atenção Básica. Aluna especial do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências - Doutorado - PPGENFBIO da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Tem experiência em Gerência, Gestão, Planejamento Estratégico e Saúde Coletiva

Thabata Braga Mendes, Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA

possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2011) e especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Redentor (2013) . Atualmente é Assistente Administrativo do Centro Universitário de Volta Redonda.

Flavio Vaz Machado, Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA

Possui Licenciatura em Letras (Português/Inglês), bacharel em Teologia e formação em Psicanálise Clínica. Fez especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa, cursa pós-graduação em Filosofia, Sociologia e Mestrado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de ensino de idiomas, interpretação e tradução, sendo associado ao ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes). Atualmente trabalha com dependentes químicos na Clínica de Recuperação Desafio Jovem unindo o Ensino de Língua Inglesa à psicoterapia, sendo também funcionário da empresa CSN tendo como algumas de suas funções fazer traduções, atas e relatórios técnicos.

Paulo Sérgio Marcellini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Bioquímica do Instituto Biomédico, é membro permanente do Programa de Mestrado de Alimentos e Nutrição e do Programa de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi coordenador do núcleo e do curso de nutrição da Universidade Federal de Sergipe. É avaliador de curso e institucional SINAES/INEP/MEC. Foi também coordenador do Laboratório de Bromatologia DSF/UFS. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Desenvolvimento de Novos Produtos e Análise Sensorial.

Teresa Tonini Tonini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO). Atualmente é membro da Câmara Técnica de Gerência e Assistência do Conselho Regional de Enfermagem/RJ, representante da UNIRIO na Fundación Index. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado, cuidados de enfermagem, enfermagem fundamental e gerência de enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre avaliação em saúde, avaliação em enfermagem, cuidados de enfermagem e gestão em saúde.

Referências

1. BERNARDO, V. Desenvolvimento de programa multimídia aplicado ao ensino da medicina. Tese de Mestrado, EPM/UNIFESP, 1996.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Saúde da Família. Brasília, COSAC,1994.

3. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: SENADO FEDERAL, 1988.
4. ______ . Lei 8080 de 19 de setembro de 1990.
5. ______ . Lei 8142 de 28 de setembro de 1990.
.

6. SCHERER, M. D. A. et al. Rupturas e resoluções no modelo de atenção à saúde : reflexões sobre a estratégia saúde da família com base nas categorias Kuhnianas, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.53-66, set.2004/fev.2005.

7. Loureiro, L.H. ENSINO DE GERÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA ESF : o uso do software educativo / Lucrecia Helena Loureiro. – Volta Redonda:UniFOA, 2010.68 f.Dissertação (Mestrado Profissional) -- Centro Universitário de Volta Redonda -- UniFOA. Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, 2010.

8. NUNES, M.O; TRAD,B.L;ALMEIDA,,B.A; HOMEM,C.R;MELO,M.C. AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: personagem híbrido e polifônico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(6):1639-1646, nov-dez, 2002.

9. SILVA, A.S; DALMASO. A.S.W. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E SUAS ATRIBUIÇÕES: os desafios para os processos de formação de recursos humanos em saúde. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.75-94, fev 2002.
10. NOGUEIRA, R., RAMOS, Z.V.O. A vinculação institucional de um trabalhador sui generis – o agente comunitário de saúde. [Texto para discussão 735]. 2000. 33p. Disponível em <URL: http://www.ipea.gov.br >. Acesso em: jun 2012.
.
11. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.SILVA, J.A O agente comunitário de saúde do Projeto QUALIS: agente institucional ou agente de comunidade? São Paulo, 2001. Tese (Doutorado) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

12. TEIXEIRA, C.F., PAIM, J.S. Planejamento e programação de ações intersetoriais para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Rev. Adm. Pública, v.34, n.6, p.63-80, 2000.
13. Lotta, g. s. saber e poder: agentes comunitários de saúde aproximando saberes locais e políticas públicas / Gabriela Spanghero Lotta. 2006. orientador: Peter k. Spink.dissertação (mestrado) - escola de administração de empresas de são paulo.
14. SOUZA, Rafaela A. e CARVALHO, Alysson M. Programa de Saúde da Família e Qualidade de Vida: um olhar da psicologia. Revista Estudos de Psicologia, 8(3), 515-523, 2003.
15. MARTINES, W.R; CHAVES,E.C. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde no Programa de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(3):426-33.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos