TRILHA DOS SENTIDOS: ENTRELAÇANDO OS CAMINHOS DA CIÊNCIA E DA ARTE

Autores

  • Manoela Atalah Pinto dos Santos Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
  • Sandro Tiago da Silva Figueira Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gláucia Alegre dos Santos Buarque Gusmão Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.703

Resumo

Há um movimento mundial por uma Educação Ambiental mais estimuladora, propiciando o aumento de conhecimentos, mudanças de valores e o aperfeiçoamento de habilidades. O presente trabalho teve como objetivo analisar a realização da “Trilha dos Sentidos” (MATAREZI, 2006), com o intuito de promover nos participantes a conscientização de suas atitudes, posturas e seus quereres, bem como avaliar o desenvolvimento da atividade como um instrumento capaz de desenvolver habilidades na formação do ser humano criativo. Para tal, aplicamos a “Trilha dos Sentidos” durante a disciplina de Ciência e Arte, com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS/IOC/FIOCRUZ) e através de relatos avaliamos o potencial da atividade. Os resultados indicam que os participantes puderam experimentar o entrelaçamento da sensibilização e conscientização, além de despertar importantes habilidades para seu o desenvolvimento. Ademais, acreditamos que a atividade pode fomentar o diálogo entre as áreas de Ciências e Artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AB’SABER, AZIZ NACIB. (Re)conceituando educação ambiental. In: Magalhães, Luiz
Edmundo. A questão ambiental. São Paulo: Terra Graph, 1994.

BONOTTO, D. M. Educação ambiental e educação em valores em um programa de formação docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 7, n.2, 2008, p. 313-336.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997 a.

CARVALHO, A.M.P.. A pesquisa em sala de aula e a formação de professores. In: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007, p.193-218.

CARVALHO, A.M. P E GONÇALVES, M.E.R. Formação continuada de Professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v.111, p.71-78, 2000.

FIGUEIRA-OLIVEIRA, D. Ciência e arte: um “entre-lugar” no ensino de Biociências e saúde, In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
FONTOURA H. A. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, H. A (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo,1996. p. 122-126
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Edições MMA, p.25-34, 2004.
______. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
______. A dimensão ambiental na educação. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2013. KONDRAT, H; MACIEL, M. D. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, 2013.
LEGAN, L. Criando habitats na escola sustentável: livro de Educador / Lucia Legan. – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis, GO : Ecocentro IPEC, 2009.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2005.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.p.45-57.
MACHADO, M.A.S, et. al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Cien Saude Colet; 12(2):335-42, 2007.

MACIEL E.L.N, et. al. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciênc Saúde Colet. 389-96,2010.

MATAREZI, J. Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental da FURG, Rio Grande (RS): Fundação Universidade do Rio Grande, v. 5/6, p. 55-67, 2001.

_____________. Despertando os sentidos da educação ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 181-199, 2006.

MORIN, E. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: Uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação- PUCPR, 2009.
PIVELLI, S. R. P; KAWASAKI, C. S. Análise do potencial pedagógico de espaços não formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. In: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, nov./dez. 2005.
ROOT-BERNSTEIN, R. e ROOT-BERNSTEIN, M. Centelha de gênios: como pensam as pessoas mais criativas do mundo/Robert e Michele Root-Bernstein. São Paulo: Nobel, 2001.
SANTOS, M.E.V.M. Desafios pedagógicos para o século XXI: suas raízes em forças de mudança de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

SOUZA, E. C. de. Memoriais autobiográficos, profissionalização docente e identidade: histórias de vida e formação na pós-graduação. In.:PASSEGGI, M.C.; BARBOSA, T.M. (Orgs.) Memórias, Memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008, pp. 119/133.

TABANEZ, M. F. & PADUA, S. M. 1997. Uma abordagem participativa para a conservação de áreas naturais: Educação ambiental na mata atlântica. Anais do Congresso Brasileiro de Unidades de conservação. Curitiba-Paraná. Vol.02.
VERGNANO, S.S.. O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: Perspectivas educacionais em Ciência e Arte. 2006 (Dissertação de Mestrado) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde-Instituto Oswaldo Cruz-Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

19-08-2016