CONECTANDO SABERES E ‘SUPERPODERES’ PARA MEDIAR TÓPICOS EM GENÉTICA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Juliana Macedo Nascimento FIOCRUZ - Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos
  • Rosane Moreira Meirelles FIOCRUZ/UNIFOA/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-14-711

Resumo

O conceito de genoma perpassa a compreensão da origem da vida e da biodiversidade frente às incríveis biotecnologias atuais. No entanto, pesquisas sobre o ensino de genética têm mostrado que estudantes do Ensino Médio não compreendem esse conceito tampouco o relacionam com conteúdos do currículo obrigatório. Paralelamente, estudantes apresentam ideias distorcidas sobre a funcionalidade do material genético relacionando, sempre que possível, a personagens da ficção, como perfis extraordinários e sobrenaturais; o que torna ainda maior a distância entre os saberes da tríade escolar-popular-científico sobre esse tema. Pela potencialidade para discussões que o conceito de genoma apresenta no ensino de Biologia, este artigo apresenta e propõe uma estratégia didática com o uso de filmes do gênero superaventura aliando o conceito de genoma a tópicos de saúde no Ensino Médio. Para esta investigação, foram realizadas oficinas dialógicas com 115 alunos de quatro escolas públicas localizadas em áreas carentes do Estado do Rio de Janeiro,  utilizando filmes de super-heróis da Marvel Comics. As concepções pré e pós-oficinas didáticas foram analisadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e revelaram a pertinência da atividade no que diz respeito à aproximação de saberes afins ao conceito de genoma e a relevância do tema perante o currículo escolar obrigatório.

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Biografia do Autor

Juliana Macedo Nascimento, FIOCRUZ - Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde no Programa Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

Rosane Moreira Meirelles, FIOCRUZ/UNIFOA/UERJ

Doutora em Biologia Celular e Molecular e docente no Programa Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Professora no Programa Stricto Sensu em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda - RJ e no Departamento de Ensino de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

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Publicado

20-02-2016

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Artigos