SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA DO ABORTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elaine Ferreira Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Awdry Feisser Miquelin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-718

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de sequência didática para a abordagem da temática do aborto, nas séries finais do Ensino Fundamental, considerando a fragilidade das informações veiculadas pelos livros didáticos de Ciências. Objetivando superar essa fragilidade em temática tão relevante, a sequência foi elaborada e desenvolvida com oitavos anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Paraná. Como resultados, verificou-se que, investigar o tema com os estudantes, através do diálogo-problematizador e, desenvolver atividades metodológicas baseadas nesses princípios freirianos, trazem boas expectativas de uma educação para a emancipação.

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Biografia do Autor

Elaine Ferreira Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Ciências e Biologia da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Mestra em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica da Universidade Tecnoloógica Federal do Paraná.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná nos cursos de licenciatura e orientador da Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da referida Universidade.

Referências

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Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos