DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE UM DOCUMENTÁRIO

Autores

  • Roberta Rodrigues da Matta Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.729

Resumo

Definimos o objetivo dessa pesquisa como analisar a contribuição de um documentário ambiental para abordar a temática Unidades de Conservação com estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada com 106 discentes do segundo segmento do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Itaguaí (RJ), localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizamos a coleta de dados durante a realização da sequência de atividades em sala de aula, incluindo a exibição do documentário produzido por nosso grupo de pesquisa. Os resultados obtidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Os alunos apresentaram aspectos positivos quanto a utilização dos vídeos em sala de aula. O que mais despertou atenção dos alunos nos vídeos foram os lugares mostrados. Ficou evidente o fortalecimento da dualidade homem x natureza, típica de uma visão reducionista do meio ambiente, principalmente pela não inclusão da figura do ser humano nos relatos dos alunos. Quanto aos gêneros de filmes preferidos dos alunos, predominaram aventura e terror, seguidos por ficção, romance e comédia. As concepções prévias que os alunos apresentam a respeito das áreas de proteção apresentam erros conceituais. Consideramos que o documentário exibido permitiu a ampliação da visão de mundo dos alunos, principalmente no que diz respeito a resolução de uma situação problema, como apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rodrigues da Matta, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Professora de Ciências Físicas e Biológicas da Prefeitura Municipal de Itaguaí.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor/Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Referências

ALBAGLI, A. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação. Brasília. v. 25, n.3, pp.396-404, set/dez.1996.
ANTUNES, AM; OLIVEIRA, ML; DUTRA, MF. Educação ambiental e novas tecnologias: o uso de vídeos em sala de aula para sensibilização da comunidade escolar. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.6, N.10, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal, 1977.
BEZERRA, T.M.O. & GONÇALVES, A.A.C. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Biotemas, 20 (3): 115-125, set. de 2007.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental.Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999.
BRASIL. Sistema Nacional de Unidades de Conservação.Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000.
CHAGAS, A. T. R. . O questionário na pesquisa científica. São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm Acesso em: 30 dez.2014.
COSTA, M.A. A Integralidade da Educação Ambiental e o Ensino de Ciências em Espaços formais, Informais e Não-Formais. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis/SC. 2007.
COSTA, N.M.C.; COSTA, V.C.; MELLO, F.A.P.; LIMA, A.P.; MARQUES, N.P. A escola e sua ligação com as unidades de conservação: análise do conhecimento e percepção dos alunos sobre o meio ambiente. Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. Londrina, 2005.
COSTA, RN & SANTANA HO. A produção de documentários no ambiente escolar. Visões. Macaé, n.7, p.36-45, jul./dez. 2009.
FRANCO, GAL. O Vídeo Educativo: subsídios para a leitura crítica de documentários. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, no. 136-137, mai-ago, pp. 20-23, 1997.
GUIMARÃES, M. & VASCONCELLOS, M.M.N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar, Curitiba, n. 27, p. 147-162, Editora UFPR, 2006.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania E Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189/205 março/ 2003.
KOHLER, I.C., BIAZI, T.M.D. Análise e descrição do gênero sinopse de filmes para o ensino de inglês. Anais da SIEPE – Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009.
LIGNANI, L.B.; FRAGELLI, C.; VIDAL, A.L. Unidades de conservação da cidade do Rio de Janeiro: serviços ambientais, benefícios econômicos e valores intangíveis.Revista Tecnologia & Cultura - Rio de Janeiro - ano 19 - nº 13 - pp. 17/28 - jul./dez, 2011.
LORANDI, G.B. & BOZZA, M. Olhar sobre o lazer dos jovens da cidade de São Marcos. Anais do XII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível, Caxias do Sul, 2012.
LOUREIRO, C.F.B. Educação ambiental e conselho em unidades de conservação: aspectos teóricos e metodológicos / Carlos Frederico B. Loureiro, Marcus Azaziel, Nahyda Franca. – Ibase: Instituto TerrAzul: Parque Nacional da Tijuca, 2007.
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. 2012.
MATTA, R. R. ;ROCHA, M. B. ; CARVALHO, I. L. A. . Análise da percepção de estudantes do ensino fundamental a respeito do uso de documentários ambientais na sala de aula. In: Anais do Simpósio sobre divulgação cientifica na sala de aula: perspectivas e possibilidades, p. 51-54. São Paulo, 2014.
MENEGAZZI, C. S. & VAZ A. O professor e o ensino de ciências no jardim zoológico. In: Coletânea do 7º Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, p. 849, 2000.
MEYER, M. A. A. Além das quatro paredes. In: Coletânea do 7º Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo. p. 849, 2000.
MMA. Ministério do Meio Ambiente. Relatório Parametrizado de Unidade(s) de Conservação. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-gerar-relatorio-de-uc>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas : Papirus, 2000.
MOREIRA, I.C. e MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L., MOREIRA, I. de C. e BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia a UFRJ. Fórum de Ciência e Cultura, p. 43-64, 2002.
MOURA, D. V. & DAMO, A. Problematizando o uso do termo “conscientização” no discurso ambiental: relato de experiência do trabalho em uma oficina. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. Málaga. Jan, 2014.
PIMENTEL, D.S.; MAGRO, T.C. Diferentes dimensões da Educação Ambiental para a inserção social de parques. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 7, p. 44-50, 2012.
QUEIROZ, E.D. Contribuições da Educação Ambiental Crítica Para o Uso Público Sustentável em Unidades de Conservação. Anais – Uso Público em Unidades de Conservação, n. 1, v. 1, Niterói, 2013.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1996.
REZENDE, LA; STRUCHINER, M. Uma proposta pedagógica para produção e utilização de materiais audiovisuais no ensino de ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.45-66, mar. 2009.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Revista Augustus, v. 14, n.29, pp. 24-34, 2010.
ROCHA, M.B.; MARQUES, R.V. Leal, M.A. Divulgação Científica e Meio Ambiente: mapeamento da temática ambiental em jornais e revistas de grande circulação. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, p. 72-81, 2012.
TAMAIO, I. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. São Paulo: Annablumme: WWF, 2002.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos