AS INTERFACES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: A CONTRIBUIÇÃO DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-734Resumo
Este artigo discute interface entre o Ensino de Ciências e um de seus fundamentos, a Psicologia do Desenvolvimento. De forma geral, o conceito de desenvolvimento humano vem sendo apresentado como processo de estruturação psicológica da infância até a fase adulta, definiçãoque remete à psicologia produzida a partir do modelo da sociedade moderna, que acentua a concepção de natureza humana individual e universal. Uma abordagem do Ensino de Ciências está associada a este modelo, que valoriza a investigação sobre os mecanismos universais do funcionamento psicológico no processo de construção de conhecimento, produzindo práticas
educativas que negam as diferenças entre os sujeitos no processo de desenvolvimento. E, além disso, produzindo um panorama da aprendizagem científica que propõe que no desenvolvimento intelectual da criança não há interação entre os conceitos espontâneos e os conceitos científicos,
mas antes uma fronteira, entre as idéias criadas por um desenvolvimento mental prévio à realidade, oriundo das operações psicológicas universais, e as concepções científicas. Estudamos o desenvolvimento psicológico a partir de outra vertente teórica acerca dos vínculos entre o cultural e o universal, a abordagem histórico-cultural. A psicologia de Vigotski descreve o
desenvolvimento como um processo que acontece na inserção do homem na cultura, o que leva a compreensão da subjetividade como sendo a produção da singularidade ao longo da história coletiva. Esta ênfase epistemológica engendra novo modo de entender a formação das funções psicológicas superiores e, consequentemente, a formação dos conceitos, prevendo uma relação
dialética entre os conceitos espontâneos e os conceitos científicos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
COLE, M. e SCRIBNER, S. Introdução. IN: VIGOTSKI, L. A Formação Social da Mente. 7 edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
FREITAS, M.T.A. Vygotsky e Bakhtin: Psicologia e Educação – um intertexto. 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1995.
MARX, K e ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, Grijalbo, 1977.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10ª edição. Petrópolis: Vozes, 2001.
VIGOTSKI, L. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2010
VIGOTSKI, L. Pensamento e Linguagem. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2003.
VIGOTSKI, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
FREITAS, M.T.A. Vygotsky e Bakhtin: Psicologia e Educação – um intertexto. 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1995.
MARX, K e ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, Grijalbo, 1977.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10ª edição. Petrópolis: Vozes, 2001.
VIGOTSKI, L. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2010
VIGOTSKI, L. Pensamento e Linguagem. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2003.
VIGOTSKI, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.