LAMLEC: A Dimensão Lúdica no Ensino de Ciências

Anderson Domingues Côrrea, Valéria Vieira, Verônica Pimenta Velloso

Resumo


O artigo tem por fim apresentar uma análise reflexiva sobre o LAMLEC – Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências, cuja trajetória está vinculada a do próprio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde está sediado. Paralelamente, essa apresentação será articulada a elucidação dos objetivos do laboratório, divulgação das propostas mais recentes para a educação e ensino de ciências, relacionando com as metodologias utilizadas na elaboração e validação dos seus materiais, incluindo a exibição de alguns de seus produtos. O propósito na divulgação de seus materiais e metodologias é de suprir uma carência já observada no ensino de ciências que necessita acompanhar as inovações científicas e tecnológicas presentes no cotidiano do jovem aprendiz. A partir desse objetivo os autores relatam a experiência de unir a divulgação científica à presença do lúdico na construção de materiais, partindo de uma equipe bem diversificada para isso, além de produtos dissemináveis do LAMLEC que podem ser trabalhados na educação formal e não formal, como jogos, histórias em quadrinhos e músicas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-742

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: