O ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E A FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0002-5186-9633
  • Cleuber Fabiano Pereira Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.744

Resumo

O presente artigo traz uma análise comparativa em relação à concepção de educação formal de professores de física, química e biologia, do ensino médio, e educação não formal.  Além disso, é apresentada uma investigação sobre a importância da educação não formal para o desenvolvimento do discente em formação. A pesquisa foi realizada no Espaço Ciência Interativa em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ), e em uma escola da rede pública estadual situada no mesmo município. Os objetivos da pesquisa foram averiguar a percepção de alguns professores sobre ensino de ciências em espaços não formais e como ocorre a relação entre a escola e o espaço de ciências, locais da pesquisa.  Para tanto, foram aplicados questionários com questões abertas acerca da temática, sendo avaliados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A investigação indicou que apesar da proximidade entre os locais da pesquisa, a relação escola-comunidade existente era falha, e que não havia diálogos entre as duas comunidades educativas. Além disso, pode-se compreender como a educação formal e a não formal são percebidas como modalidades de educação, e a importância de estarem correlacionadas na formação do indivíduo enquanto cidadão ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Atualmente é estagiária de química do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil e estagiária de química voluntária no Laboratório de Tecnologia Ambiental da Universidade do Estadodo Rio de Janeiro. Cursa Licenciatura em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilópolis.

Cleuber Fabiano Pereira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Aluno do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilópolis.

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nọ 9394, 23 de dezembro de 1996. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Brasília, 1996.
FÁVERO, O. Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos. Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 99, p. 614-617, maio/ago, 2007.
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Institut international des droits de l’enfant (ide). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005.
GOHN, M. G. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. ECCOS – Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 39-65, 2004.
GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
JACOBUCCI, D. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOURA, E. P. G. e ZUCCHETTI, D. T. Educação além da Escola: acolhida a outros saberes. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 629-648, maio/ago. 2010.
VIEIRA, V. BIANCONI M. L. A importância do museu nacional da universidade federal do Rio de Janeiro para o ensino não-formal em ciências. Ciências & Cognição. Vol. 11: 21-36, 2007.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos