ENSINANDO/APRENDENDO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS - CONVITE AO USO DE UM MANUAL COMO ORIENTADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Stella Maria Maffra No momento - nenhuma
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis (IFRJ)/PROPEC

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.749

Resumo

A pesquisa analisa a feitura do produto educacional de um mestrado profissional no Estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho com os mapas conceituais apresenta o manual que pretendeu ser utilizado como mais um apoio para práticas pedagógicas por possuir noções dos fundamentos teóricos ligados aos mapas conceituais e por trabalhar algumas estratégias de utilização com dicas e exemplos dos mapas. O manual é construído no aprendizado das regras de construção, elaboração e a aplicação de atividades que prescindem da utilização de computadores e/ou softwares para sua realização, bastando para tal, lápis e papel e a dinâmica do corpo a corpo que deve imperar na sala de aula. A compreensão dos fundamentos e das práticas contidas no produto final vislumbra a versatilidade do instrumento uma vez que pode ser utilizado como instrumento didático-pedagógico no ensino de qualquer disciplina, tanto para o reforço da compreensão quanto para a verificação da aprendizagem, além de funcionar muito bem para a identificação de conceitos mal compreendidos. As novas metodologias propostas devem ser capazes de aperfeiçoar o ato de ensinar em um constante enriquecimento de sua ação pedagógica ao mesmo tempo, em que possa incentivar ao aluno, a capacidade de se tornar um partícipe ativo de seu processo de aprendizagem, enriquecendo os elementos de sua autonomia, empoderamento e sujeito da educação no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maria Maffra, No momento - nenhuma

Mestre em Ensino de Ciências do IFRJ-Campus Nilópolis. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1983) e graduação em Direito pela Universidade de Barra Mansa (2000) . Exerce advocacia como Atividade Liberal. Atuou como tutora-coordenadora da Fundação CECIERJ de 2003 a 2009. Atuou como tutora presencial da Fundação CECIERJ em diversas disciplinas da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFRJ, no Pólo de Volta Redonda de 2003 a 2010. Também atuou durante um trimestre, como tutora a distância do IFRJ-Pinheiral, na disciplina Introdução a EAD. Foi tutora à distância no Curso de Formação de Professores SEEDUC/CEDERJ, de 2012 a 2015. Atua também como Terapeuta Holística desde 2011.

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis (IFRJ)/PROPEC

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.

Referências

BOERES, M. C. S., CURY, D., MENEZES, C. S. de, & CARLESSO, G. Uma Abordagem para Comparação de Mapas Conceituais utilizando Correspondência de Grafos. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. RENOTE. V. 4. nº 2. 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14264> Acesso em: Jan. 2016.

DUTRA, Í. M. Novas Formas De Aprender, Novas Formas De Avaliar. Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da Aprendizagem. Um Salto Para O Futuro. Boletim 15. Pgm5. Agosto 2005. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/blogs/NEVADO.pdf> Acesso em: Jan. 2016.

MAFFRA, Stella Maria. O uso dos mapas conceituais como recurso didático pedagógico facilitador do processo de ensino aprendizagem. Monografia (Lato Sensu) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2010. Orientadora: Mônica de Cássia Vieira Waldhelm.

¬¬¬______. Mapas Conceituais Como Recurso Facilitador Da Aprendizagem Significativa – Uma Abordagem Prática. 129 f. Trabalho de conclusão em Ensino de Ciências/Dissertação. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2011a. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/5313> Acesso: em: Jan. 2016.

______. MANUAL. Ensinando/Aprendendo Sobre Mapas Conceituais. 2011. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3058> Acesso: em: Jan. 2016.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf> Acesso em: Jan. 2016.

______. Mapas Conceituais e Diagramas V. Instituto de Física, UFRGS, 2006. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf> Acesso em: Jan. 2016.

NOVAK, J.D. , A.J. CANÃS. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Florida Institute for Human and Machine Cognition. Pensacola Fl, 32502. Disponível em: <http://cmap.ihmc.us/docs/theory-of-concept-maps> Acesso em: Jan. 2016.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos