Direitos Humanos na aula de Química: um relato de experiência a partir da aplicação da Lei 10.639/2003

Autores

  • Renata Barbosa Dionysio UFT
  • Gilberto da Conceição Amorim UFT
  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira UFT

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-14-758

Resumo

A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino de história e cultura Africana e afro-brasileira. Desse modo o presentetrabalho tem como proposta estabelecer uma conexão entre o Ensino de Química e a Lei 10.639/03, deforma a oportunizar discussões sobre as violações dos Direitos Humanos sofridas pelos afrodescendentes,sem deixar de lado os conteúdos químicos presentes no currículo escolar do Ensino Médio. Dessa forma,teve-se como objetivo relatar a experiência de uma aula de Química que buscou levar ao alunado de umaescola pública em Araguaína, Tocantins, uma discussão sobre Direitos Humanos e racismo, a partir deuma abordagem da Química das proteínas. Primeiramente aplicou-se uma lista de exercícios, em seguidaocorreu um debate sobre racismo, gerado a partir da utilização de dois vídeos. Posterior ao debate ocorreuà explicação sobre proteína. Para findar a metodologia uma segunda lista de exercícios foi aplicada. Trabalharna perspectiva da lei 10.639/03 com viés em Direito Humanos ainda é algo recente, mas necessário.Através da análise das respostas percebemos inicialmente que grande parte alunos não possuíam muitasinformações sobre proteínas, entretanto alguns sabiam que a proteína melanina que dá a coloração a pele. Apartir do questionário inicial foi possível fazer a caracterização da turma, o que nos forneceu informaçõessobre quais as disciplinas que trabalharam com racismo anteriormente, e sobre a identidade étnica de cadaestudante. Através dessa árdua e motivadora tarefa, percebemos que o Ensino de Química tem muito a contribuirno sentido de desconstrução de paradigmas em torno dos negros.

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Publicado

20-02-2016

Edição

Seção

Artigos