Ensino de genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários

Michel Stórquio Belmiro, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


Devido a crescentes avanços da genética, cada vez mais é necessário o conhecimento para a tomada de decisões pelos cidadãos. A escola tem um papel crucial nesse processo de construção do conhecimento, embora tenha se mostrado falho em diversos aspectos. O objetivo desse estudo foi investigar as concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre conceitos fundamentais em genética. A investigação mostrou que a maioria dos estudantes apresentava concepções errôneas do ponto de vista científico. Este fato pode estar relacionado à descontinuidade no processo de ensino-aprendizagem. Assim, um diagnóstico através da identificação das concepções dos estudantes pode ajudar o educador a alcançar melhores resultados no processo de aprendizagem, pois existe a possibilidade de melhor adaptação do assunto às dificuldades dos estudantes, principalmente no atual momento de discussão e planejamento de uma base nacional comum curricular (BNCC).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: