METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Luciana Santos Collier, Claudia Teresa Vieira de Souza

Resumo


O presente artigo discute o desenvolvimento e os desdobramentos da disciplina ‘Atividade Física e Promoção da Saúde’, no curso de Licenciatura em Educação Física, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e suas aproximações com as Metodologias Ativas de ensino. A disciplina foi idealizada baseando-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na metodologia da problematização. As atividades de pesquisa teórica e de campo realizadas durante o desenvolvimento da disciplina provocaram discussões de fundamental importância para a compreensão dos limites e possibilidades da atuação do professor de Educação Física na promoção da saúde, em seus diferentes contextos de ação. A disciplina foi desenvolvida durante dois semestres consecutivos, gerando desdobramentos importantes para a formação de todos os sujeitos envolvidos. Somente “mergulhando” no campo, através de pesquisas, entrevistas e observações, foi possível fazer as reflexões necessárias à construção de uma análise crítica da referida atuação.


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