Conhecimentos produzidos acerca da comunicação científica em Bakhtin: uma incursão nas dissertações e teses brasileiras

Autores

  • Fernando Barcellos Razuck SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.778

Resumo

A psicologia histórico-social, que tem em Bakhtin um dos principais autores, vem influenciando as pesquisas voltadas ao processo de comunicação científica, tanto em espaços formais quanto não formais. Com o objetivo de verificar o estado da arte dessas pesquisas, sob uma perspectiva bakhtiniana, este trabalho fez uma revisão, junto ao Banco de Teses e Dissertações da Capes, sobre o tema nos últimos 5 anos. Apesar do grande número de pesquisas identificadas, apenas um pequeno número destas estavam realmente voltadas para a temática educação não formal/ comunicação científica / educação científica / Bakhtin. Assim, entende-se que apesar da relevância do autor, as pesquisas voltadas para a educação científica utilizando a comunicação científica em espaços não formais ainda está em crescimento no

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Analista em Ciência e Tecnologia do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD)

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação (UEL. Online), v. 15, p. 1-12, 2010.
CAPES. COODENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Banco de Teses, 2015. Disponível em <http://bancodeteses.capes.gov.br/>. Acesso em 17 de abril de 2015.
CUNHA, M. Concepções de ciência no jornalismo: uma análise da divulgação da ciência em jornais. In: II Simpósio Internacional de Análise crítica do discurso e Encontro Nacional de Interação e linguagem verbal e não verbal, 2008, São Paulo. Anais do VII ENIL. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: < http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/60_Marcia_BC_revisto_.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2015.
DIÓRIO, A. P. I.; RÔÇAS G. As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio. Revista Práxis, ano V, n. 10, 2013.
GOHN, M. G. M. Educação Não Formal: um novo campo de atuação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n.21, p. 511-526, 1999.
_____________Educação não - formal e o papel do educador (a) social e os projetos sociais de inclusão social. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 1, p. 24-37, 2009.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.
MARANDINO, M. ; SILVEIRA, R. V. M. ; CHELINI, M. J. e ; GARCIA, V. A. R.; MARTINS, L. C. ; LOURENÇO, M. F. ; FLORENTINO, H. A. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004, Bauru. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004.
MORTIMER, E. F. ; SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre - RS, v. 7, n.3, p. 7, 2002.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala: a visão dos professores de ciências. Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 24-34, 2010.
SeABD. Seção de Acesso às Bases de Dados da Universidade de São Carlos, 2015. Disponível em: <http://www.seabd.bco.ufscar.br/arquivos/imagens/bdltcs/assinaturas-capes/banco-teses-capes-nova-plataforma>. Acesso em: 15 de abril de 2015.
VALÉRIO, M & BAZZO, W.A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre Ciência, tecnologia e sociedad. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovatción, número 7, setembro-dezembro, 2006.
VOGT, C. A espiral da cultura científica. Com Ciência – Cultura Científica, 2005. Disponível em <http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml>. Acesso em 25 de abril de 2015.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos